segunda-feira, junho 04, 2007

Lula está ou não está com Chávez no caso RCTV?

Ao povo brasileiro não tem ficado muito claro o que realmente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - à esquerda - pensa sobre as últimas atitudes de seu colega venezuelano, Hugo Chávez (foto), que há uma semana mandou fechar a TV particular mais antiga daquele país, somente porque ela o criticava, um verdadeiro atentado à liberdade de imprensa. A RCTV foi fechada no dia 27 de maio e, de lá para cá, o presidente Lula já fez várias declarações, porém, uma contradizendo a outra.
Todos nós sabemos da amizade e até da admiração que o presidente brasileiro tem pelo venezuelano, o que por si só não é nenhum problema, até que uma das partes não queira interferir na soberania do país do outro e nem ridicularizar o seu povo. Bem antes dessa atitude autoritária de Chávez, Lula disse que o presidente da Venezuela "é um parceiro inestimável para o Brasil". E, pela últimas declarações de Lula, parece que essa opinião é a mesma, independentemente, do que Chávez faz ou deixa de fazer para o povo de seu país.

Após o fechamenteo da TV
Logo após o fechamente da RCTV, com críticas de todos os países democráticos e manifestações de estudantes e partidos de oposição na Venezuela, Lula deu a sua primeira opinião sobre o caso, deixando a entender que o problema não era com ele. "Isso é problema interno da Venezuela", coerente com as suas opiniões sobre outros países, como quando opininou sobre a Bolívia e o Equador, país que teve até o parlamento fechado.
Mas, enquanto Lula parecia indiferente às aitudes de Chávez, o mesmo não ocorria com o parlamento brasileiro. Muitos senadores e deputados federais criticaram veementemente o ato de Chávez e, no dia 30 de maio, o Senado aprovou um requerimento do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), solicitando que o presidente da Venezuela devolvesse o canal à RCTV.
Foi o bastante para que o "coronel-quase-ditador" Chávez virasse a sua metralhadora para o Brasil e, pensando que estivesse tratando com os seus eleitores, comecasse a desrespeitar o povo brasileiro. "Os congressistas brasileiros são como papagaios e apenas repetem o que os Estados Unidos dizem. É mais fácil o Brasil voltar a ser uma colônia de Portugal do que nós devolvermos a concessção da RCTV à oligarquia da Venezuela". Aí Chávez não desrespeitou apenas o Congresso Nacional, mas a todos os brasileiros representados por aquela Casa de Leis.
O presidente da Comissão de Relações Exteriores, Heráclito Fortes (DEM-PI), lamentou a ausência de uma posição firme do governo brasileiro sobre o episódio que "cerceia a liberdade de imprensa na Venezuela e merece ser repelido com veemência pelas democracias do mundo inteiro". Fortes apoiou uma proposta do senador Gerson Camata (PMDB-ES) de expulsar a Venezuela do Mercosul.

Na Inglaterra e na Índia
Após esse entrevero, o presidente brasileiro voltou a comentar o assunto e deu até a impressão de que estaria disposto a mudar o relacionamento com Chávez e com os seus aprendizes de ditadores da América do Sul, como o boliviano Evo Morales, que brigou, bateu o pé e acabou comprando as refinarias da Petrobrás a preço de banana. Respondendo a jornalistas, já na Inglaterra, Lula disse: "O Chávez cuida da Venezuela e nós cuidamos do Brasil". Muito bem!.
Em território indiano, Lula foi indagado sobre a resposta de Chávez, que chamou o Congresso brasileiro de "grosseiro". E Lula defendeu os congressistas: "Eu acho que o Congresso não foi grosseiro, porque a nota do Senado pede a compreensão apenas", disse Lula. Parabéns!
Mas, se para os jornalistas brasileiros, Lula dá a impressão de que pode endurecer contra Chávez, não é o mesmo o que ele diz à imprensa estrangeira. Conforme entrevista concedida a BBC, em Londres, Lula volta a ser o "Lulinha Paz e Amor", para alegria dos chavistas. Na entrevista, Lula diz que "Chávez tem sido um parceiro do Brasil, nós temos grandes negócios na Venezuela e estamos fazendo refinarias conjuntas". Lula voltou a afirmar que o fechamento RCTV é um assunto interno da Venezuela". Mas, não seria também um assunto "interno" do Mercosul, tão defendido por Lula?

1 Comentários:

Às junho 05, 2007 , Anonymous Anônimo disse...

Caro Renato

Eu, como milhões de brasileiros, fui enganado pelo PT. Pois, os petistas, depois que chegaram ao poder, negaram tudo o que pregavam. Além disso, mostraram o lado autoritário e de corruptos que antes criticavam.
Para mim, não é novidade essa admiração de Lula por Chávez, sentimento que não é só dele, mas também de José Dirceu, Marco Aurélio Garcia e de uma cambada de petistas que querem se perpetuar no poder às custas da miséria de milhões de brasileiros.
A sociedade e as pessoas de bem deste país tem que acordar e livrar o Brasil desse buraco que se avizinha.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->