segunda-feira, junho 25, 2007

Reajuste de Lula ajuda caixa do PT


Nunca, jamais neste país se viu um Governo "repassar" indiretamente tanto dinheiro para o caixa de seu partido como o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As receitas do Partido dos Trabalhadores subiram 545% em quatro anos com o "dízimo" dos filiados. Apesar de estar endividado, em consequência das falcatruas do mensalão e do Delúbio Soares, o PT é um dos partidos mais ricos e grande parte de sua receita vem da generosidade do Governo Lula, que emprega milhares de filiados com altíssimos salários. No PT, todos os filiados com cargo público, eleitos ou não, repassam determinado percentual do salário ao caixa da legenda.
E com o Lula na Presidência, é visível o crescimento da máquina administrativa do governo, sua ocupação por petistas e a criação de novos cargos que têm rendido bons frutos ao caixa do partido. Nos quatro primeiros anos do governo Lula, houve um salto de 545%, já descontada a inflação, na arrecadação do "dízimo" com filiados que ocupam cargos de confiança no Executivo e Legislativo. É um verdadeiro trem (ou ônibus) da alegria.
Na semana passada, Lula anunciou duas medidas que aumentam novamente o gasto com servidores sem concurso: um reajuste salarial que chega a 140% em alguns casos e a criação de mais 600 cargos de confiança em vários ministérios.
Foi o próprio tesoureiro do PT, Paulo Ferreira, que afirmou que os reajustes dos servidores federais irão ajudar a melhorar o caixa do partdo. Mas não é somente o Governo Federal que ajuda o caixa do PT com os cargos em comissão. Governos estaduais e prefeituras seguem também a mesma cartilha. É comum nas administrações petistas funcionários efetivos - os que trabalham sem a pressão de terem que agradar aos seus chefes eventuais - serem preteridos, enquanto os cargos de primeiro, segundo e terceiro escalões serem preenchidos por petistas ou por filiados de partidos aliados.

Tiro no pé
Esse jeito de governar, no entanto, pode ser um tiro no próprio pé, principalmente para aqueles que buscam a reeleição. Partidos de oposição vêm acusando o governo de ter criado cargos para engordar a contribuição ao PT. O DEM (antigo PFL) ingressou com uma ação no Supremo Tribunal Federal, alegando que a medida do governo é inconstitucional. O assessor especial da Presidência Marco Aurélio Garcia disse que as críticas são "ridículas". "Eu dou o meu dinheiro para quem eu quiser." Garcia até que poderia estar certo, se na verdade, o dinheiro fosse dele e não do povo brasileiro.

Herança de Lula
Nesta segunda-feira, o governador de Minas, Aécio Neves (PSDB) também criticou a decisão do presidente Lula de criar cargos desnecessários no governo federal.
Segundo Aécio, o aparelhamento do Estado será a "maior herança" que o governo deixará. "A principal herança que o governo do PT deixará é o aparelhamento indiscriminado da máquina pública, a criação de cargos sucessivamente e, ao meu ver, sem a menor necessidade. Isso está levando o Brasil a ter seus gastos correntes ao longo dos últimos cinco anos crescendo mais do que cresce a economia do Brasil", afirmou Aécio Neves.

1 Comentários:

Às junho 27, 2007 , Anonymous Anônimo disse...

O pior é que a massa de manobra, formada pelos beneficiários do Bolsa Família, continua apoiando o governo Lula. São pessoas que não conseguem mais se indignar diante da baderna que virou o Brasil de pernas pro ar e sobrevivem com as esmolas governamentais.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->