terça-feira, maio 29, 2007

O "democrático" Chávez fecha TV que o criticava

O último final de semana, com certeza, jamais será esquecido pela maioria do povo venezuelano e também pelo mundo. O todo-poderoso Hugo Chávez (foto), que se posa de democrático, colocou mais uma vez as mangas de fora e, demonstrando sua veia ditadorial, fechou o mais tradicional canal de televisão daquele país. Foi, sem dúvida, um dos momentos mais tristes da América do Sul, que há anos vem lutando para conseguir implantar a verdadeira democracia em todo o seu território. Porém, sob o comando de Hugo Chávez, a Venezuela caminha contra a história e, enquanto países do Leste Europeu vão se abrindo cada vez mais para a liberdade de seus povos, o país vizinho vai se fechando e colocando em risco a liberdade, inclusive, de outros países do continente.
Desde sábado, milhares de pessoas ocuparam as ruas de Caracas para protestar contra a decisão de Hugo Chávez de não renovar a concessão da rede de televisão RCTV, que funcionava havia 53 anos. Mais de 80% da população venezuelana eram contra o fechamento da TV. O protesto reuniu jornalistas, artistas, militantes de diversos grupos políticos e populares, sob os gritos de "não feche". Mas, não teve jeito. À meia-noite de domingo, chorando, jornalistas e funcionários levaram ao ar o último programa da RCTV.
Logo após o fechamento, surgiu as primeiras imagens da TV "socialista" de Chávez. A TVes, estatal que ocupará o canal da RCTV e usará todos os equipamentos da tradicional TV venezuelana.
A RCTV, emissora líder de audiência na Venezuela, sempre foi um canal aberto à oposição e alvo de críticas do governo Chávez, que a classificava como golpista.
O presidente venezuelano acusava a emissora de ter apoiado o golpe contra ele em 2002. Em abril daquele ano, um golpe frustrado o depôs por cerca de 48 horas.
E Hugo Chávez já ameaça também os proprietários de outra TV particular. Sob a alegação de que a TV o critica, o presidente afirma que o canal será o próximo a sair do ar.
As medidas de Hugo Chávez contra a liberdade de expressão chamaram a atenção de alguns parlamentares do Brasil. O senador e ex-presidente José Sarney fez duras críticas a Chávez nesta terça-feira. Mas, se alguns parlamentares criticam as práticas ditatoriais do presidente venezuelano, o mesmo a gente ainda não viu por parte de nenhum membro do Governo de Lula, que sempre manteve um relacionamento de muita amizade e até de admiração com Hugo Chávez. É lamentável.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->