segunda-feira, maio 28, 2007

Renan nega acusações e recebe solidariedade

Com o plenário do Senado superlotado e a presença de todos os senadores, de diversos deputados federais, o senador e presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros (PMDB-AL) - foto - fez um discurso emocionado na tarde desta segunda-feira, 28, para rebater as denúncias publicadas contra ele na última edição da revista Veja. No início de sua fala, Renan Calheiros fez questão de pedir desculpas à sua mulher, Verônica, e a seus filhos que também estavam presentes, antes de informar que realmente teve uma filha fora do casamento, cuja paternidade ele assumiu sem qualquer processo judicial, conforme demonstrou por documentos. "Reconheci a paternidade por iniciativa minha, fui eu o autor do reconhecimento, sempre tive uma conduta correta."
Não foi um discuso longo. Em 23 minutos, Renan Calheiros pediu desculpas também a todos os seus colegas pelo momento constrangedor que ele estava passando e tendo que expor o Congresso, diante do que ele chamou de "invasão de sua privacidade", fato que vai de encontro ao texto da Constituição Federal.
Renan negou que os pagamentos de alguel e da pensão alimentícia, pagos à jornalista Mônica Veloso, mãe da criança, saíssem do bolso de seu amigo Cláudio Contijo, lobista da empresa Mendes Júnior, e explicou que ele apenas fazia a intermediação porque é amigo da jornalista. "Pago com meus recursos, pelos quais tenho condições. Os documentos estão à disposição e desmentem que terceiros teriam pago a pensão por mim."

No final do discurso, o líder do Governo, Romero Jucá (PMDB-RR) se apressou e pediu a suspensão da sessão para evitar os apartes. Assim, se formou uma grande fila, momento em cada senador e deputado abraçou Renan Calheiros, demosntrando solidariedade e apoio. A própria oposição está cautelosa e diz acreditar nos doscumentos apresenados. Para alguns, os documentos não provam todas as denúncias feitas contra Renan Calheiros.

Essa solidariedade pode ter dois lados: além do apoio a Renan Calheiros pelo constrangimento que ele passou ao ter que expor sua vida particular, os parlamentares podem também ter entendido o recado deixado pelo presidente do Congresso. Renan foi categórico e disse que apóia qualquer tipo de investigação, inclusive, o relacionamento de empreiteiras com políticos e empresários. E aí meu irmão... ninguém tem coragem de atirar a primeira pedra.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->