quinta-feira, maio 24, 2007

Tucano "engole" petistas em Osasco

Apesar de ser um político ainda jovem, o vereador Cláudio Piteri (PSDB) , de Osasco (foto), hoje na oposição, tem dado verdadeiras aulas de parlamento a seus adversários e deixado meio sem rumo os vereadores que defendem a administração do prefeito Emidio Pereira de Souza (PT). Cláudio é filho do ex-prefeito Guaçu Piteri, começou muito cedo a militar na política e hoje cumpre o seu quinto mandato como vereador.
Possuidor de uma boa oratória e formado em Direito, Cláudio tem usado toda essa experiência, acumulada em 20 anos de tribuna, para analisar e criticar as "falhas" encontradas em projetos de Lei enviados pelo Executivo. Isso nem sempre traduz em vitórias, uma vez que a maioria governista é muito superior e a oposição conta apenas três ou, no máximo, cinco vereaodres.
E a desvantagem no debate político, não quer dizer que os atuais vereadores do PT sejam incompetentes. Acedito que eles apenas não têm ainda a experiência de Cláudio Piteri. O líder do prefeito, por exemplo, o vereador Aluizio Pinheiro, um excelente vereador, procura sempre rebater as críticas, mas, quase sempre esbarra e se perde quando o assunto gira em torno de falhas jurídicas dos processos.
Nesta semana, por exemplo, quando discutiam um projeto de Lei que fala sobre sorteios para os contribuintes do IPTU, chamado de IPTU Premiado, quem acabou enfrentando o tucano Piteri, discutindo o projeto ponto por ponto, foi o vereador Amando Mota (PPS), vereador independente, que na atual conjuntura está apoiando o prefeito. Mas, até mesmo o experiente médico Amando Mota teve dificuldades para esclarecer todos as dúvidas levantadas pelo tucano. Pois foi justamente durante o discurso de Amando Mota que os vereadores do PT resolveram apartear, iniciando-se assim uma discussão paralela nos apartes entre governistas e a oposição. A briga acabou impedindo que o orador concluisse seu raciocínio. Bem humorado, Amando Mota conseguiu dizer: "Estou me sentindo como o Adebaldo do Zorra Total", referindo-se ao personagem do humorístico da Globo, cuja mulher não lhe deixa dizer uma só palavra.
Motel proibido
E, por falar em Osasco, conforme escrevemos aqui no dia 18 de maio, a Justiça local determinou que a Prefeitura proíba imediatamente a construção de um motel, ou hotel diferenciado, que está sendo erguido na zona central da cidade. Um munícipe entrou com uma petição no Fórum alegando que a Prefeitura teria infringido a Lei ao autorizar a construção de um motel em região proibida por Lei Municipal. Conforme o processo, a Secretaria da Habitação autorizou a construção, alegando que não se trata de um motel e que apenas estava autorizando a ampliação de um imóvel que já existia no local e adequá-lo para funcionar como um hotel. Fato que foi rebatido pela oposição e acatado pela Justiça.
Agora, o impasse está criado em Osasco. Os governistas alegam que a Prefeitura está correta e, caso se confirme esta liminar da Justiça, eles dizem que vão questionar também a situãção de outros motéis existentes no centro da cidade e que foram autorizados por administrações anteriores. "Isso é estranho. Esta administração teve dois anos e meio para investigar esses motéis e, só agora, quando a oposição questiona uma construção ilegal é que eles vêm falar dos outros? Não tem problema. A discussão está aberta. Eles que provem a irregularidade dos outros empreendimentos e mandema Justiça fechá-los", disse Cláudio Piteri.

1 Comentários:

Às maio 25, 2007 , Anonymous Anônimo disse...

Como diz o adágio “filho de peixe peixinho é” o vereador Cláudio Piteri tem a experiência de seu pai o ex-prefeito e professor Guaçu Piteri que implantou as bases para que Osasco se transformasse na 5º maior cidade do Estado. Em seus quase 20 anos de vida pública Cláudio já ocupou todas as comissões da câmara e também já foi seu presidente. Atualmente o vereador é presidente da Comissão de Constituição e Justiça, a mais importante do legislativo. Seus adversários precisam “comer muita poeira” para alcançá-lo.

Glayton Hipolito

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->