terça-feira, junho 12, 2007

Financiamento público de campanhas eleitorais - Olha o golpe aí gente!

Tramita na Câmara dos Deputados e pode ser votado nesta quarta-feira o projeto de reforma política. Porém, mais do que uma reforma responsável, que pudesse dar limites aos partidos e aos políticos, essa reforma, cuja base é o financiamento público de campanha, será na verdade, mais um assalto ao bolso dos brasileiros.
Num país, onde a corrupção impera em todos os níveis da administração pública, onde se cobra a maior carga tributária do mundo e onde se tem os piores serviços públicos do planeta, é um acinte se falar em financiamento público de campanhas eleitorais.
A reforma política é necessária sim, mas, antes que se queira tirar mais dinheiro do povo, o que os políticos deveriam aprovar é a fidelidade partidária, programas sérios de partidos e a obrigatoriedade do cumprimento das promessas feitas, que só poderia ser implementada com o voto distrital. Isso acabaria com a maioria desses partidecos de aluguel que temos por aí.
Financiamento público de campanha poderia sim ser tratado no Brasil, mas talvez daqui a ums 200 anos, quando os brasileiros tivessem a certeza de que o seu rico dinheirinho estaria sendo revertido em saúde, educação, habitação, estradas e lazer para todos os brasileiros. Quando a ética, a verdade e a transparência fizessem parte do cotidiano de todos os nossos políticos.
E o mais curioso é que o argumento daqueles que defendem o financiamento público, e aí se incluem representantes de todos os partidos, com honrosas e raríssimas exceções, é de que a corrupção que hoje corrói o país, acontece porque as campanhas são financiadas pela inciativa privada. Que safadeza! Então, senhores cínicos, basta tirar o sofá da sala que a mulher vai deixar de trair o marido?
Com essa falta de transparência política, com tantas falcatruas e malandragens, quem nos garante que o simples financiamento público irá proibir que os políticos corruptos continuem a receber dinheiro de empreiteiras, bancos, do jogo do bicho e dos caça-níqueis? Ora, pelo que sabemos, caixa-dois sempre foi crime. Bastaria um pouco mais de vergonha na cara e o cumprimento das leis existentes para se acabar com a corrupção.
Caro leitor deste blog. O que vem por aí com essa tal de reforma política é mais um golpe. O Brasil já gasta um dinheirão com eleições de dois em dois anos. Entra ano e sai ano o que se fala e o que se vê nas repartições públicas é apenas a questão da próxima eleição. Quando os prefeitos e vereadores não estão preocupados com a sua própria reeleição, eles estão preocupados na eleição de seus candidatos a governador, deputados, senadores e Presidente da República.
Se esse projeto for aprovado como está, a cada quatro anos, o contribuinte brasileiro vai desenbolsar a bagatela de R$ 1,764 bilhão, sendo R$ 888,2 milhões com as eleições presidencial, federal e estadual, e R$ 876,5 milhões com a eleição municipal. O projeto orçou cada voto dos 126,9 milhões de eleitores cadastrados no TSE a R$ 7,00.
E o pior. Nós seremos obrigados a bancar as campanhas dos políticos, mas não teremos o direito de escolher os candidatos de nossa preferência. Os caciques dos maiores partidos, como o PMDB, o PT, o PSDB e o DEM, dentre outros menores, pensam numa tal lista fechada. Seria assim: o eleitor vota no partido, não mais nos candidatos. Estes seriam escolhidos pelos caciques dos partidos. Então, meu amigo, você que pensa no crescimento do país com sinceridade, esqueça a esperança de um dia poder participar da política partidária.
Mas, ainda há tempo. Entre no site da Câmara (http://www.câmara.gov.br/), procure o deputado em quem você votou e peça que ele não ajude a aprovar mais esse assalto aos brasileiros. Não tem problema que continuaremos a ser obrigados a votar, mas que pelo menos, não tirem mais dinheiro do nosso bolso e que possamos continuar tendo o direito de escolher os nossos candidatos. Isso é o mínimo de direito que um povo tão miserável como o brasileiro ainda tem: votar e não ser roubado diretamente já nas campanhas eleitorais.
Ah... e tem mais. O projeto restitui mais uma falcatrua que o TSE havia proibido: os showmícios, outra fórmula de desvio de dinheiro público, que haviam sido proibidos na eleição de 2006.

3 Comentários:

Às junho 13, 2007 , Anonymous Anônimo disse...

Temos que acabar com essa cambada de corruptos.
Agora, essa turma ainda quer que os brasileiros banquem as suas campanhas?
Espero que os eleitores brasileiros fiquem espertos e não votem mais nessa cambada.

 
Às junho 13, 2007 , Blogger Unknown disse...

As campanhas eleitorais já são financiadas com o dinheiro público. Cada vez que um partido político exibe o seu plantel na tevê ou no rádio, quem paga a conta é o contribuinte. Os partidos políticos recebem verbas provenientes do dinheiro arrecadado junto aos cidadãos contribuintes para manterem as suas atividades. Parte dessa verba também acaba pagando as contas particulares de alguns políticos, a título de "empréstimo", segundo afirmaram aqueles que já foram alvo de denúncias na imprensa.
Sempre a imprensa... surgindo como pedra no caminho suave em que transitam os políticos, no Brasil.

 
Às dezembro 12, 2019 , Blogger Joyce Hillary disse...

Olá pessoal, eu sou Patricia Sherman atualmente em Oklahoma EUA. Gostaria de compartilhar minha experiência com vocês sobre como consegui um empréstimo de US $ 185.000,00 para limpar meu saque bancário e iniciar um novo negócio. Tudo começou quando eu perdi minha casa e meus pertences devido ao saque bancário que levei para compensar algumas contas e algumas necessidades pessoais. Então, fiquei tão desesperado e comecei a procurar fundos de todas as maneiras. Felizmente para mim, uma amiga minha, Linda me contou sobre uma empresa de empréstimos, fiquei interessada, embora estivesse com medo de ser enganada, fui compelida pela minha situação e não tive escolha senão procurar aconselhamento do meu amigo sobre essa mesma empresa entrar em contato com eles realmente me fez duvidar devido à minha experiência anterior com credores on-line, mal conhecia essa empresa '' Elegantloanfirm@hotmail.com Esta empresa tem sido de grande ajuda para mim e para alguns dos meus colegas e hoje sou uma O orgulhoso proprietário de negócios e responsabilidades bem organizados é bem tratado, graças a esta empresa de empréstimos por colocar o sorriso no meu rosto novamente. Então, se você realmente precisa de um empréstimo para expandir ou iniciar seu próprio negócio ou em qualquer forma de dificuldade financeira, eu recomendo que você dê hoje à elegantloanfirm a oportunidade de elevação financeira do seu negócio hoje ... entre em contato através do. .. {Email:} Elegantloanfirm@hotmail.com ... não é vítima de fraude on-line em nome da obtenção de um empréstimo. obrigado

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->