segunda-feira, junho 18, 2007

Santana de Parnaíba está entre as mais dinâmicas cidades do país


O crescimento econômico e, a conseqüente, melhoria na qualidade de vida dos habitantes de Santana de Parnaíba têm sido noticiado com freqüência nos últimos anos pela imprensa paulista. Agora, uma pesquisa nacional, que faz parte do Atlas do Mercado Brasileiro, acaba de confirmar essa crescente onda de desenvolvimento e aponta Santana como a 17ª cidade mais dinâmica do Brasil no relatório de 2006.
Para avaliar as cidades e elaborar o ranking das mais dinâmicas, a consultoria Florenzano Marketing, contratada pelo Grupo Gazeta Mercantil, leva em conta diversos fatores econômicos e as políticas públicas aplicadas pelas administrações municipais. Dentre esses itens, estão o aumento do Índice de Potencial de Consumo (IPC), variação do Produto Interno Bruto (PIB) em relação ao Brasil, operações bancárias por habitante, criação de empresas, licenciamento de veículos e gastos municipais por habitante em saúde, educação, saneamento básico e em ciência da tecnologia.
Ainda conforme a pesquisa, no ranking das 300 cidades mais dinâmicas, a predominância é dos municípios de porte médio que têm mais condições de atrair novos investimentos e, consequentemente, melhorar a condição de vida de seus habitantes. E Santana de Parnaíba inclui-se nesse seleto grupo de municípios. Hoje, a cidade ocupa o 23º lugar no índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em todo Brasil
Na última quinta-feira, 14 de junho, o prefeito Benedito Fernandes (foto) reuniu a imprensa da região para repercutir esses dados e falar também sobre as políticas municipais que levaram a cidade a alcançar esse posto. Veja, a seguir, os principais pontos da entrevista:
POLÍTICAS SOCIAIS
É, para nós, motivo de muito orgulho essa colocação entre as cidades mais dinâmicas do Brasil. Porque isso vem ao encontro do nosso plano de governo e das nossas políticas sociais, que vêm sendo aplicadas nas últimas décadas em Santana de Parnaíba. Pois, o nosso objetivo, ao incentivar a entrada de mais investimentos na cidade, é buscar também, e sempre, a melhoria da qualidade de vida de toda a população.

EDUCAÇÃO
No caso da educação, por exemplo, que é um dos itens avaliados, temos hoje 28 mil alunos em 59 escolas, desde o ensino infantil até o ensino médio, todas municipalizadas. Fornecemos toda a infra-estrutura, como transporte, uniformes e material didático com qualidade. O resultado desse investimento é que na prova Brasil, realizada pelo Ministério da Educação, em 2005, nossos alunos tiveram média superior à média paulista e à média nacional.

SAÚDE
Em termos de saúde, temos uma rede com dois prontos -socorros e uma Unidade Básica de Saúde em cada bairro. Temos ainda uma policlínica com farmácia de manipulação de medicamentos e 200 médicos. Isso dá um índice de um médico para cada grupo de 500 habitantes, enquanto a OMS (Organização Mundial de Saúde), indica como número ideal, um médico para cada grupo de mil habitantes. Todo o investimento é exclusivamente do município.

ÍNDICE DE CRESCIMENTO
Como decorrência de todos esses investimentos, incentivos e políticas sociais, Santana de Parnaíba, além de ter um dos melhores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país, apresenta também um índice de crescimento econômico muito superior ao índice do Brasil. Enquanto o país cresce 3% ao ano, o nosso índice é 8% ao ano.

CONTINUIDADE ADMINISTRATIVA
Isso é um fator fundamental para o desenvolvimento de uma cidade. Infelizmente, no Brasil, com a alternância no poder, verifica-se que muitos prefeitos deixam de lado projetos e até obras iniciadas pelo antecessor. Mas, isso não ocorre em nossa cidade. Demos continuidade ao projeto de governo que já existia, implantado pelo Silvinho Peccioli, até porque isso é uma exigência da população. Administramos a cidade para o munícipe, para que ele tenha cada vez mais uma melhor qualidade de vida.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->