terça-feira, junho 09, 2009

Gaabrielli admite possiveis irregularidades na Petrobras

O presidente da Petrobras, Jose Sérgio Gabrielli, disse nesta segunda-feira que não tem como garantir que todos os contratos firmados pela companhia estão completamente regulares. Ele defendeu que todos os contratos sejam fiscalizados por pelos órgãos como o TCU (Tribunal de Conta da União), e voltou a criticar a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a companhia.
"A Petrobras tem 240 mil contratos. Há um processo continuado de acompanhamento, mas não se pode garantir que todos esses contratos são corretos. Vamos investigar aqueles fatos concretos que tenha que investigar", afirmou, em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura.
Para Gabrielli, a CPI é um instrumento legítimo da oposição no Congresso, mas comparou as investigações a socos no fígado. Ele acrescentou que poderão surgir "acusações genéricas, generalizadas, com a busca de investigações para descobrir o que investigar". Isto, na visão do executivo, seria um processo muito negativo e que avançaria sobre os poderes que uma CPI tem.
"A CPI vai criar um ataque permanente sobre a reputação da Petrobras. Estamos prontos para ir à CPI e explicar com transparência. Não temos porque esconder nada", afirmou

Gabrielli admitiu influência política na escolha de cargos na Petrobras, mas lembrou que todos os diretores da estatal têm experiência no setor. Sobre sua nomeação para a empresa [Gabrielli foi diretor financeiro de 2003 a 2005, quando foi indicado para a presidência], disse que não a indicação não foi técnica. Gabrielli é economista e professor universitário ligado ao PT, e nunca havia trabalhado na Petrobras.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->