quinta-feira, janeiro 13, 2011

Tragédias anunciadas; só os políticos não enxergam


Olá amigos! Nosso desejo é que pudéssemos estar aqui neste início de 2011, apenas com notícias boas, falando de investimentos em áreas sociais e de obras de infra-estrutura. Mas, infelizmente, iniciamos mais um ano falando de um triste filme que se repete todos os anos: as enchentes e as suas devastadoras conseqüências, como prejuízos materiais e centenas de pessoas mortas em todo o Brasil.


Omissão

E, como todos sabem o que ocorre no período de verão no Brasil, com as fortes chuvas aumentando a cada ano, é impossível acreditar que as autoridades, eleitas para administrar nossas cidades, sejam pegas de surpresas, conforme muitos alegam. Portanto, a omissão das autoridades é uma das causas principais de tantas vítimas provocadas pelas fortes chuvas de verão.


Falta de planejamento

Além da omissão, outro fator que faz aumentar as mortes, é a falta de planejamento e a falta de investimentos em tecnologia e em obras de infraestrutura, como acontece em outros países que enfrentam terremotos e outros tipos de acidentes naturais. Ao longo dos anos, nossas cidades foram crescendo desordenadamente, agredindo o meio ambiente, com construções irregulares nas encostas e em mananciais.


Gastando errado

Em 2010, por exemplo, o governo Federal gastou 14 vezes mais recursos com gastos para socorrer as vítimas do que com a prevenção contra as enchentes. Conforme dados da ONG Contas Abertas, que monitora gastos públicos, o governo usou R$ 167,5 milhões com Prevenção e Preparação para Desastres, contra R$ 2,3 bilhões gastos com socorro e reconstrução de áreas e cidades destruídas.


Acompanhe Renato Ferreira também pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira


1 Comentários:

Às janeiro 13, 2011 , Blogger Renato Ferreira disse...

Obrigado, João Victor.

Por vc ter gostado do blog. Espero, sim, que vc o visite sempre e também os seus comentários.

Já visitei também o seu blog e deixei um comentário lá.

Vou visitá-lo sempre para ficar por dentro das coisas do Tênis.

Abraço, Renato

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->