segunda-feira, outubro 02, 2006

Votos do Sul e Sudeste levam Alckmin ao 2º turno


Com um pouco mais de 48% dos votos válidos para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - à esquerda - e 42% para Geraldo Alckmin (PSDB), a eleição para a Presidência da República vai ser decidida num segundo turno, no dia 29 de outubro. Ao contrário do que as pesquisas de intenção de voto apresentavam até poucas horas antes das eleições, o eleitor brasileiro foi soberano e mostrou para a classe política que quem patrocina ou permite escândalos, corrupção e desvio de dinheiro público acaba sendo punido nas urnas.
Com tantos escândalos e dúvidas a serem esclarecidas, a decisão das eleições no primeiro turno seria muito danosa ao processo democrático brasileiro. Agora, durante a campanha do segundo turno, os eleitores terão a oportunidade de obter muito mais detalhes sobre os programas de Lula e de Alckmin, como também sobre as apurações dos últimos escândalos, como a origem do dinheiro apreendido com membros do PT para a compra de um dossiê antitucano.
Geraldo Alckmin ganhou nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste, enquanto Lula saiu vitorioso nas regiões Norte e Nordeste. Essa virada do tucano nas regiões mais populosas e com um eleitorado mais esclarecido e exigente pode ser um indicativo do que poderá ocorrer no segundo turno. Mas, como se trata praticamente de uma nova eleição, com a disputa polarizada entre dois candidatos, tudo vai depender do desempenho desses candidatos nas regiões onde eles foram derrotados e alianças com outros partidos. Agora, Lula não poderá mais fugir dos debates e quem ganhará com isso é o eleitor e a democracia.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->