Petistas de Osasco viram experts em legislação eleitoral
Nesta verdadeira batalha no tapetão em que se transformou a eleição de Osasco, os petistas da cidade, desde os mais simples aos mais graúdos, se transformaram em experts quando o assunto é Justiça Eleitoral. Como todos sabem, na cidade há seis candidatos, mas, o principal embate tem sido travado mesmo entre tucanos, cujo candidato é Celso Giglio, e os petistas, com o candidato Jorge Lapas, que há 30 dias, substituiu João Paulo Cunha, condenado pelo STF.
E, nesses 30 dias, uma verdadeira batalha tem sido travada entre o vermlho e o azul, principalmente, a partir do momento em que o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) impugnou a candidatura de Celso Giglio, com base na rejeição de suas contas administrativas, de 2004, pelo Tribunal de Contas, e também rejeitadas pela Câmara Municipal de Osasco. Há 15 dias, Giglio conseguiu uma liminar na Justiça de Osasco, que depois foi cassada pelo Tribunal de Justiça. E o caso, como já era previsto, foi parar no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que dará a palavra final. E, na noite desta quinta-feira, 4, a Procuradoria Eleitoral deu parecer contrário ao recurso do tucano, que agora, aguarda uma decisão favorável no julgamento do TSE.
E, nessa guerra de bastidores do tapetão, onde os petistas esperam derrotar Celso Giglio, mesno que no próximo domingo, nas urnas, os eleitores digam não ao PT, petistas de todas as patentes, passando por funcionários comissionados ou nomeados, secretários, secretárias, jornalistas de carteirinha ou simpatizantes, e assessores de todos os escalões, têm se especializado no assunto de uma tal forma, que mesmo se o partido sair derrotado nas eleições, alguns desses experts poderão até mesmo arrumar uma boquinha como assessor especial em assuntos eleitorais.
Pelo que se percebe, esse pessoal passa 24 horas na frente do computador acompanhando todos os passos e tramitações de processos, recursos e pareceres em todas as instãncias. E se a gente quer saber das últimas informações sobre a situação, nem é preciso procurar os advogados ou acessar sites especializados. Basta dois minutos de conversa com alguns desses petistas experts para saber de tudo, ou então, entrar no Facebook, onde encontrá sempre, de segundo a segundo, uma página atualizada do assunto, postada por assessores petistas ou por jornalista pró PT.
Ontem, por exemplo, mesmo antes da decisão contrária ao tucano, proferida pela Procuradoria Eleitoral, os petistas especialistas já estavam sabendo detalhes que, talvez, nem mesmo os advogados do partido soubessem, como por exemplo, onde o recurso de Giglio se encontrava, a decisão do Procurador e até mesmo informando que a ministra do TSE, que será a relatora do processo, é amiga pessoal e já foi advogada da presidente Dilma Rousseff, fato que já "soa" para os petistas, como possível derrota de Giglio.
E, enquanto a eleição em Osasco corre no tapetão, nas ruas, tucanos e petistas continuam esperançosos e não admitem jogar a toalha. Com Celso Giglio liderando, até hoje, as pesquisas de intenção de votos, os tucanos afirmam que, mesmo sem a decisão final do TSE, ele não renunciará, e que o mesmo será eleito ainda no primeiro turno. Já para os lados petistas, a esperança é que Giglio renuncie e, se isto não acontecer, com base nas vitórias até o momento, eles esperam que a candidatura tucana seja enterrada pelo TSE.
Agora, aos osasquenses, só resta esperar até domingo para ver qual será a vontade dos eleitores que será revelada pelas urnas. E, claro, votar conscientemente, pois, como o próprio TSE aconselha: "Voto não tem preço; tem consequência".
Acompanhe Renato Ferreira também pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira
e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial