Três ministros do STF já condenaram Zé Dirceu, Delúbio e Genoíno por corrupção ativa
Depois do voto do ministro Joaquim Barbosa, relator do processo do mensalão, nesta quinta-feira, 4, mais dois ministros do STF, votaram pela condenação dos petistas José Dirceu, Delúbio Soares e José Genoíno pelo crime de corrupção ativa, aqueles que, conforme a decisão do STF, foram os responsáveis pela arrecadação de recursos - públicos e privados - e também pela distribuição desses recursos a parlamentares e partidos da base do então governo Lula. Dirceu, ex-minitro chefe da Casa Civil, Delúbio e Genoíno faziam parte da Executiva Nacional do PT à época em que o escândalo do mensalão veio tona pela boca do deputado federal Roberto Jefferson (PTB).
O único ministro que, até agora, absolveu Dirceu e Genoíno, foi o revisor Ricardo Lewandowski, alegando falta de provas contra os acusados. Por outro lado, Lewandowski acompanhou o realator Joaquim Barbosa na condenação do ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares e de mais 8 acusados, como Marcos Valério, por corrupção ativa.
Além de Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski, os outros dois ministros que já votaram foram Rosa Weber e Luiz Fux. O próximo a votar, na segunda-feira, será Dias Toffole, que também deverá absover os petistas.
Mas, a julgar pelos votos anteriores dos demais ministros, que até o momento, têm acompanhado o voto do relator, a situação dos três diretores petistas não é nada confortável. E tudo indica que Dirceu Delúbio e Genoíno poderão ser condenados pela maioria dos dez ministros do STF. E se assim acontecer, essas condenações marcarão diretamente o PT e o governo Lula no escândalo do mensalão.
Acompanhe Renato Ferreira também pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira
e pelo Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial