Eleito para a ABL, FHC torna-se "imortal"
Na última quinta-feira, 27, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi eleito como novo membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), onde ocupará a cadeira de número 36, que até então pertencia ao escritor João de Scantimburgo, falecido no último mês de março.
Segundo informações da ABL, a votação contou com a participação de 39 acadêmicos, sendo que 34 deles votaram a favor de FHC, que governou o país em dois períodos consecutivos (1995-1998 e 1999-2002).
FHC se torna, assim, o terceiro ex-presidente do Brasil eleito para ocupar um assento entre os “imortais” da ABL. Antes, já haviam sido eleitos para a ABL Getulio Vargas e José Sarney, que ocupa o assento de número 38 desde 1980.
O presidente da ABL, Marcos Vinícius Villaça, afirmou que “esta eleição é um ato de respeito da academia à inteligência brasileira”.; Ele destacou “a grande obra de Fernando Henrique Cardoso como sociólogo e cientista”.
O ex-presidente tucano, de 82 anos, estudou sociologia na Universidade de São Paulo (USP), da qual é professor emérito, e desenvolveu uma intensa carreira acadêmica com a publicação de dezenas de obras sobre o desenvolvimento social e econômico, além das relações internacionais.
Além de ser consultor de diversas universidades do Brasil, Estados Unidos e alguns países europeus, FHC dirige um instituto que leva seu nome, o qual patrocina pesquisas sobre desenvolvimento e democracia. (Site Terra)
Acompanhe Renato Ferreira também no Blog: www.renatojogoaberto.blogspot.com
pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira
e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial