Na manhã desta segunda-feira, 13, o governador Geraldo Alckmin deu inicio às obras de escavação do poço de ventilação da Linha 6-Laranja do Metrô, que vai ligar a região de Brasilândia (nordeste da cidade), ao centro, na estação São Joaquim, na Liberdade. A escavação foi iniciada na Avenida Otaviano Alves de Lima, na Freguesia do Ó, zona norte da Capital.
Conforme explicou o governador, as obras da Linha Laranja serão executadas pela Concessionária Move São Paulo, empresa responsável pela construção, operação e manutenção da linha. O contrato para essa etapa tem o valor R$ 9,6 bilhões.
Benefício para mais de 2 milhões de pessoas
Trata-se de uma Parceria Público-Privada (PPP) e a previsão para a conclusão da obra é em 2020. No total, serão 15,3 quilômetros subterrâneos, com 15 estações e quatro pontos de conexão com a rede de metrô e trem. Os conhecidos tatuzões - escavadeiras - usados para abrirem os túneis do metrô, sairão em duas direções diferentes a partir da Freguesia do Ó.
Serão 32 frentes de trabalho no percurso de 15 estações, 17 postos de ventilação e um pátio para os trens. A construção dessas obras vai gerar mais de quatro mil empregos e mais de 2 milhões de moradores serão beneficiadas pela nova linha do Metrô.
Segundo informou Geraldo Alckmin, metade dos investimentos para essas obras ficará por conta do governo estadual. “Já pagamos R$ 500 milhões em desapropriações e já estamos com 705 desapropriações concluídas. A obra tem início hoje e tem que estar operando em 2020 e não pode ser entregue em partes. A capacidade será de transportar 650 mil passageiros por dia. Será uma linha integradora, com duas linhas de metrô e duas de trem”, disse Alckmin (Mais Notícias com informações da EBC
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial