quinta-feira, outubro 25, 2007

CPMF - Será que os tucanos vão colocar azeitona na empada do Lula?


Nos últimos dias, senadores tucanos e democratas, aliados históricos no Brasil, estão se distanciando em função das divergências sobre a prorrogação da CPMF até 2011, conforme projeto do Governo Lula, já aprovado na Câmara dos Deputados. É que enquanto os democratas fecharam questão contra a CPMF, os tucanos, de olho na cadeira de Lula, em 2010, têm feito um discurso dúbio. Enquanto uns, temendo as ruas, falam contra, outros afirmam que se houver mudança no projeto, a CPMF pode ser prorrogada.
Só que, nessa tentativa de se equilibrar sobre mais um muro, os tucanos poderão é acabar caindo em mais um conto do presidente Lula. Veja só o que já ocorreu na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira. Depois de firmarem acordo com a oposição para aprovarem todas as Medidas Provisórias e deixarem a pauta limpa para a votação da Emenda 29 que destina mais recursos para a área da saúde, os governistas recuaram. Sob as ordens de Lula, a base do governo não cumpriu o acordo e adiou votação da emenda alegando que a mesma necessita de mudanças.
Mas a verdade é outra. Como já sabia que uma das propostas dos tucanos é aumentar os recursos para a saúde, o governo segurou a emenda, justamente para usá-la como moeda de troca na votação da CPMF e forçar os tucanos a votarem a favor da prorrogação.
O governo vai sugerir aumentar mais recursos na Emenda 29 para que os tucanos não peçam alteração no projeto da CPMF. Isto porque se houver alteração no Senado, a proposta terá que voltar à Câmara e aí não será aprovada até o final de dezembro para que a CPMF seja prorrogada automaticamente.
Só que essa indecisão dos tucanos pode ser justamente a azeitona que o Lula espera que o PSDB coloque na sua empada. Parece que os tucanos, que se julgam tão inteligentes, não percebem que com os R$ 40 billhões anuais da CPMF, até 2011, os petistas poderão continuar fazendo muita farra, por exemplo, com o Bolsa Família - conhecido também como "Bolsa Miséria". Daqui a pouco quando a cúpula tucana acordar ela vai perceber que essa azeitona serviu apenas para que o presdente Lula tenha tempo e muitos recursos para preparar o seu sucessor. Acordem tucanos!

1 Comentários:

Às novembro 07, 2007 , Anonymous Anônimo disse...

Parece, para felicidade da nação, que os tucanos acordaram. Ou melhor, a cúpula, porque a maioria dos tucanos já havia se colocado contra a CPMF.
Agora, é esperar pela coerência de Tasso Jereissatti e torcer para que todos os senadores tucanos votem contra a prorrogação e evitem que esse governo incopetente continue fazendo farra com dinheiro público. Basta diminuir as depesas do governo, que sobrará muito dinheiro para a saúde.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->