quarta-feira, outubro 07, 2009

Emidio de Souza - Um nome novo para um novo PT

Em 2005, logo após assumir a direção do Partido dos Trabalhadores, Tarso Genro defendeu a tese de refundação do partido. Hoje, o PT encontra-se numa encruzilhada para escolher o seu candidato ao governo de São Paulo, inclusive, com a possibilidade também da candidatura do deputado Ciro Gomes (PSB).

Dentro do PT, são ventilados para a sucessão estadual nomes de importantes quadros do partido, como dos deputados federais, Antonio Palocci e José Genoino, da ex-prefeita Marta Suplicy, do senador Aloisio Mercadante, e do prefeito de Osasco, Emidio de Souza (foto).

Dos nomes citados, a ex-prefeita Marta Suplicy parece preferir outras disputas. Ela defende o nome de Palocci. Este por sua vez, apesar de ter sido recentemente absolvido em vários processos pelo STF, será uma presa fácil para as críticas da oposição e da desconfiança da opinião pública. Dificilmente sua imagem será dissociada da quebra de sigilo bancário do jardineiro Francenildo.

Aloisio Mercadante ficou bastante desgastado desde o caso do dossiê anti-tucano nas eleições de 2006. Já o deputado José Genoino era o presidente do PT quando estourou o mesalão. Na época, ele alegou que não sabia de nada sobre as ações do então tesoureiro Delubio Soares.

Portanto, em 2010, o PT tem a chance de iniciar um processo de refundação com uma nova liderança política no estado, lançando como candidato o prefeito Emidio de Souza. Advogado, ex-vereador e ex-deputado estadual, quando assumiu a primeira secretaria da Assembleia Legislativa, Emidio foi eleito em 2004 e reeleito no primeiro turno em 2008.

Sua administração tem atraído a atenção de diversas autoridades políticas e de empresários interessados em conhecer este momento de vertiginoso crescimento econômico e social do município de Osasco. Apesar de já ser uma liderança política reconhecida dentro e fora do PT, Emidio de Souza é um nome novo para um PT novo, se assim a cúpula petista desejar.

1 Comentários:

Às outubro 07, 2009 , Anonymous Gilson Nascimento disse...

Renato, escolher um líder para ser um bom representante nas eleições não é fácil. Primeiro que o histórico conta muito, e não da para apostar em candidato de vidro. Porque os adversários metralham mesmo. Carregar uma candidatura de pavio acesso é loucura. Mas todos os candidatos do PT citado na matéria são pessoas de renome, considerados no meio político. Pena que em algum momento deixou uma ferida para trás, que pode ser aberta lá na frente.
Vender uma mercadoria nova, é sempre mais fácil do que uma mercadoria marcada pelo desgaste. Sendo assim, o nome do Prefeito de Osasco, Emidio de Souza, é um nome forte, em que o PT deveria arriscar.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->