sexta-feira, janeiro 20, 2012

Burocracia que atrasa o país

Em plena era da informática e da globalização, quando decisões importantes do mundo são tomadas a partir de um e-mail, o Brasil parece que prefere caminhar para trás, aumentando ainda mais a sua burocracia. Trata-se de uma burocracia que, além de atrapalhar o dia-a-dia do cidadão, atravanca o desenvolvimento do país.

Com o objetivo de coibir a fraude na transferência de pontos em o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) baixou a Portaria 363, em novembro de 2011, obrigando a partir de julho deste ano, que tanto o proprietário do veículo, como o motorista infrator, terão que se dirigir a um cartório para providenciar o reconhecimento de firma presencial das assinaturas.

Hoje, basta uma das partes levar o documento assinado ao DETRAN para se efetuar a transferência da multa e dos pontos. Agora, em vez de simplificar esse procedimento, as autoridades acabam dificultando ainda mais a vida do contribuinte e parte do princípio de que todos são fraudadores.

Ora, se existem as fraudes é certo procurar os meios de coibi-las, mas, não com medidas que prejudicam toda a sociedade. Com certeza, uma punição severa para quem comete as fraudes, teria um resultado muito mais eficaz do que essa Portaria burocrática.

Pois, quem garante que a obrigatoriedade do reconhecimento de firma fará diminuir as fraudes cometidas por funcionários públicos, agentes e despachantes? A única certeza dessa medida burocrática é que ela aumentará a receita dos cartórios em todo o Brasil. Medidas como esta parecem até piada, mas, infelizmente é verdade.



Acompanhe Renato Ferreira também pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira



1 Comentários:

Às janeiro 22, 2012 , Anonymous Jurandir Fonseca - São Paulo - disse...

Realmente, isso é mesmo andar pra trás.

Mas, com certeza, tem gente, como o cartel dos cartório por trás de mais essa medida burocrática.

Os cartórios no Brasil são uma mina de dinheiro.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->