sábado, novembro 12, 2011

Aliança política ou salada mista?

Ao analisar as alianças políticas que se formam para as eleições, a gente fica com mais certeza que os partidos políticos do Brasil não têm ideologia política, ou são atraídos por outros motivos menos nobres para firmar alianças, fato que não acreditamos. Preferimos acreditar na falta de ideologia.

Ora, cada partido tem o seu estatuto e defende com unhas e dentes a sua ideologia. Mas, parece que na hora de formar grupos de apoios eleitorais, os estatutos são ignorados. Hoje, o Brasil conta com 29 partidos e muitos defendem idéias antagônicas, como regime político, sistema econômico e também defendem a presença maior ou menor do estado na vida do cidadão.

Mas, vejam a incoerência entre a teoria e a prática. Atualmente, as únicas legendas que não estão unidas em nenhum ponto deste país parecem ser mesmo apenas PT e PSDB. Assim estão em nível federal: de um lado o PT e mais duas dezenas de partidos, com destaque para PDT, PTB, PP, PSB e PV, e do outro, o PSDB em companhia do DEM e do PPS. E as críticas de ambos os lados são ferrenhas no Congresso Nacional. O PSD, de Kassab, é ainda uma incógnita.

Mas, já em nível estadual, o incrível acontece. Aliados do PT esquecem os defeitos do PSDB e tucanos esquecem que são adversários do PT. Em Osasco está se desenhando o mesmo quadro. Enquanto o PSDB deverá contar com mais um ou dois partidos, o PT se gaba de formar uma aliança com 24 legendas. Mas, será que o PT ou o PSDB de Osasco são diferentes do PT ou PSDB Estadual e Nacional? É uma verdadeira salada mista que o eleitor ainda não percebeu.

Acompanhe Renato Ferreira também no Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

e pelo Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->