sexta-feira, outubro 28, 2011

Jantar em Brasília - Avanço nas relações políticas

Por sugestão e a convite do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), a presidente Dilma Rousseff ofereceu um jantar, nesta semana, no Palácio da Alvorada, a um grupo formado por personalidades e lideranças mundiais, do qual FCH faz parte. Trata-se do The Elders (os anciãos, em português), que reúne líderes mundiais em torno de uma agenda humanitária e de promoção da paz.

Mas, não se trata de um simples jantar, e sim, de um encontro que solidifica ainda mais as relações harmoniosas entre a presidente petista e o ex-presidente tucano. Algo bem diferente do que os brasileiros estavam acostumados a ver nos últimos anos, quando, inclusive, ficou bastante popular uma frase do ex-presidente Lula: “nunca antes neste país”, usada muitas vezes para enaltecer a administração petista, em detrimento de governos anteriores.

Logo após a posse, Dilma Rousseff tentou mostrar o seu estilo diferente. Elogiou o governo de FHC, o felicitou por ocasião de aniversário de 80 anos, e também se reuniu com a cúpula tucana no Palácio dos Bandeirantes, reunião para a qual Lula foi convidado e não compareceu.

Além de FHC, fazem parte do grupo o arcebispo sul-africano Desmond Tutu, o ex-presidente norte-americano Jimmy Carter; Martti Ahtisaari, ex-presidente da Finlândia; Gro Brundtland, ex-primeira-ministra da Noruega; e Mary Robinson, a primeira mulher a assumir a presidência da Irlanda e ex-alta comissária da ONU para Direitos Humanos. O grupo foi criado em 2007, pelo ex-presidente sul-africano Nelson Mandela.

Com certeza, um marco na política brasileira. E tanto Dilma como FHC merecem os parabéns por esse passo adiante na prática de uma política civilizada.

Acompanhe Renato Ferreira também no Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

e pelo Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->