sexta-feira, outubro 26, 2012

Fim do suspense em Osasco: Juíz Eleitoral proclama Jorge Lapas prefeito

Depois de muitas idas e vindas, acabou a novela eleitoral em Osasco, cidade da região Oeste da Grande São Paulo, que desde a eleição do primeiro turno, dia 7 de outubro, não sabia ainda, oficialmente, o nome do seu novo prefeito. Nesta sexta-feira, 26, o juíz Eleitoral, Samuel Karazim acabou com o suspense e declarou o resultado oficial do pleito, oficializando o petista Jorge Lapas como o novo prefeito de Osasco.


Essa novela começou bem antes da eleição, quando teve início o julgamento do mensalão pelo STF (Supremo Tribunal Federal), onde, o então candiato do PT, João Paulo Cunha, figurava como réu. Como foi condenado, João Paulo renunciou, entrando em seu lugar o ex-secretário de Governo dá Prefeitura, Jorge Lapas.


Resovidos os problemas do PT, os novos capítulos de incertezas passaram para o lado tucano, cujo candidato Celso Giglio concorria mesmo tendo a sua candidatura impugnada pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral), em função de suas contas de 2004 terem sido rejeitadas pela Câmara Municipal. E, como essa impugnação foi confirmada no dia 10 de outubro pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), os 149 mil votos dados ao tucano acabaram sendo considerados nulos.


Assim, com os votos nulos de Giglio, Lapas, que obteve 138 mil votos, passou a ter a maioria - mais de 60% - dos votos válidos, fato que foi confirmado hoje pela Justiça Eleitoral. Com a vitória de Lapas, o PT, que chegou ao poder na cidade em 2005, já garante, no mínimo, 12 anos na administração municipal da 5ª cidade mais rica do estado e a 12ª do Brasil.


Nas urnas, os votos de cada candidato foram os seguintes:



Celso Giglio (PSDB) - 149.579 votos (impugnado)

Jorge Lapas (PT) - 138.435 votos (eleito prefeito)


Osvaldo Verginio (PSD) - 38.705 votos


Delbio Teruel (PTB) - 36.830 votos


A. Castilho (PSOL) - 8.378 votos


Reinalto Mota (PMN) - 8.318 votos


Abstenções: 93.534 (eleitores que preferiam não votar, ou não puderam comparecer)


Acompanhe Renato Ferreira também pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

e pelo Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->