domingo, outubro 28, 2012

PSB elege o maior número de prefeitos em capitais; PT e PSDB tiveram vitórias e derrotas importantes

Terminado o segundo turno das eleições municipais no Brasil, vemos que o PSB (Partido Socialista Brasileiro) cresceu muito e foi a legenda que elegeu o maior número de prefeitos em Capitais. No total, os socialistas elegeram seis prefeitos e vão comandar importantes colégios eleitorais como Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Cuiabá e Porto Velho, além de outras grandes cidades em todo o país. São resultados que evidenciam a força política de novas lideranças nacionais como o governador Eduardo Campos (PSB-PE) - à esquerda - e o senador Aécio Neves (PSDB-MG).


O PSDB e o PT vêm a seguir com 4 capitais cada. Os tucanos venceram e vão governar Maceió, Manaus, Belém e Teresina. Já o PT venceu a disputa em Goiânia, João Pessoa, Rio Branco e São Paulo, a maior cidade do país. Com certeza, a partir destas eleições, os tucanos vão ter que rever suas políticas partidárias e renovar o partido, principalmente, em São Paulo.


Apesar da vitória em São Paulo, o que pode ser considerada como a maior vitória do PT nestas eleições, o Partido dos Trabalhadores sofreu derrotas importantes em capitais, onde o Lula e a presidente Dilma fizeram questão de se empenhar pessoalmente participando de comícios e passeatas. Foi assim em Belo Horizontes, onde Lula e o PT apostaram na eleição do ex-ministro Patruz Ananias, mas, foram derrotados pelo prefeito reeleito, Marcio Lacerda (PSB), apoiado pelo tucano Aécio Neves.

Mas, se por um lado, pode-se considerar que o PT obteve a sua maior vitória em São Paulo, maior ninho tucano do país, por outro lado, é verdade que uma das maiores derrotas do partido ocorreu em Salvador. Na capital baiana, Lula, Dilma e o governador Jaque Wagner mobilizaram todas as suas e máquinas para eleger o deputado federal petista Nelson Pelegrino, mas, não conseguiram, e foram derrotados pelo democrata, também deputado federal, ACM Neto.


Isso ocorreu também em Recife, onde o candidato de Lula, o senador Humberto Costa, foi derrotado pelo socialista Geraldo Julio, apoiado pelo governador Eduardo Campos (PSB); e, em Fortaleza, onde o candidato petista foi derrotado por outro candidato do PSB, Roberto Claudio, apoiado pelos irmãos Cid (governador) e Ciro Gomes.


Nas próximas postagens voltaremos a abordar esse novo quadro político partidário que sai das urnas municipais e que já dá uma novas tendências para as eleições gerais de 2014. Por exemplo, estas eleições mostram que o tucano José Serra perde força eleitoral e se enfraquece dentro do PSDB; confirmam a força eleitoral do ex-presidente Lula, mas, também mostram que em 2014, o tucano Aécio Neves e o socialista Eduardo Campos podem chegar como fortes candidatos à Presidência da República.


Atualizado em 29/10/2012, às 16h20 - Correção: O PSB elegeu 5 prefeito de Capitais e não 6, fato, que no entanto, não tira a lidernça dos socialistas.

Acompanhe Renato Ferreira também no Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

e pelo Facebook: www.facebook.com/renatoferrreira

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->