Milhares de prefeitos fazem a "festa" de Brasília
Desde a última segunda-feira, de 28, mais de 5.500 prefeitos estão em Brasília, onde participam do Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, cujo evento vai até quarta-feira, 30. O Encontro é organizado pelo governo Federal e tem o objetivo de mostrar aos novos gestores os programas federais para as prefeituras. Para obter esses recursos, as Prefeituras devem apresentar projetos condizentes com as necessidades e com as exigências do governo Federal.
Ou seja, esse encontro com prefeitos é também um grande palanque para a presidente Dilma Rousseff (PT), que já disse que será candidata à reeleição e já também o seu "pacote" de bondade para os prefeitos. O governo Federal já disponizou mais de R$ 6 bilhões para investimentos nos municípios e também já prometeu a renegociação das dívidas municipais, como a eterna dívida que as Prefeituras têm com o INSS.
Além desse Ecnontro Nacional, promovido pelo governo Federal, tem também a famosa Marcha dos Prefeitos, que todos os anos vão também a Brasília fazer reivindicações. Mas, será que é mesmo necessário essa "revoada" de prefeitos para a Capital Federal para solicitar ajuda ou ouvir as promessas da União?
A Constituição Federal já não fala, claramente, sobre as responsabilidades de cada ente federativo, como seus direitos, deveres e obrigações para administrar os municípios? Desde o governo de FHC, o Brasil já tem a Lei de Responsabilidade Fiscal e cada prefeito já deve saber de suas responsabilidade com a receitas municipais. Gastar mais do que se arrecada é crime.
Ora, será que é mesmo uma medida correta renegociar e prorrogar sempre as dívidas municipais, principalmente, as dívidas com o INSS, enquanto a maioria dos aposentados passa necessidades? Não seria mais eficaz mudar a legislação e começar a punir ex-prefeitos que deixaram essas dívidas chegarem a números impagáveis? Será que o prefeito de hoje, tendo a dívida prorrogada, terá mesmo a responsabilidade de continuar pagando mensalmente suas dívidas com órgão federais?
Uma coisa é certa: a cada Encontro Nacional ou Marcha de Prefeitos, os donos de empresas aéreas, de ônibus, hotéis e restaurantes de Brasília fazem a festa e enchem ainda mais os seus cofres. E claro, tudo com dinheiro do povo. Dizem que também o turismo sexual triplica os seus ganhos com esses milhares de prefeitos na Capital Federal.
Acorda Brasil!
Acompanhe Renato Ferreira também pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira
e pelo Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial