segunda-feira, janeiro 07, 2013

Enchentes e mortes - Tragédias anunciadas que só os políticos não enxergam

"Mais uma vez as tempestades de verão estão deixando suas marcas e vítimas nos grandes centros urbanos do Brasil e, sobretudo, nas periferias e encostas. A região metropolitana de São Paulo é um exemplo dessa falta de planejamento de nossos governantes e quem paga caro, muitas vezes, até com a própria vida, é o povo pobre que não tem para onde correr e acaba tendo que enfrentar, como uma vítima indefesa, a fúria das águas..."



É...pelo jeito, não tem saída mesmo para os brasileiros pobres, condenados a morar em encostas ou em margens de rios cercados por florestas de concreto nos grandes centros urbanos do Brasil.


Entra ano e sai ano e nada muda na época das fortes chuvas de verão, quando os morros, habitados desordenadamente, deslizam sobre os casebres - e também sobre mansões - ou quando as fortes enchentes transformam ruas em rios, levando tudo que se encontra pela frente, como carros, casas e gente.


O texto que abre esta postagem é atualíssimo, mas, ele não foi escrito hoje, com base no que já estamos vendo ocorrer com as tragédias das enchentes na Baixada Fluminense, principalmente, nas cidades de Duque de Caxias e Belfor Roxo. Trata-se de um artigo escrito há, exatamente 7 anos, no dia 7 de janeiro de 2006, sob o título: "Cidades submersas", quando falávamos sobre o sofrimento dessas pessoas e a irresponsabilidade de nossos governantes: http://renatojogoaberto.blogspot.com.br/search?q=cidades+submersas


No dia 25 de novembro de 2008, voltamos a falar sobre o assunto - http://renatojogoaberto.blogspot.com.br/search?q=filme+que+se+repete , quando publicamos na íntegra, a matéria de 2006, sob o título: "Cidades submersas - Filme que se repete, repete..."


E para provar o despreparo, o descaso e a irresponsabilidade de quem é eleito para administrar nossas cidades, estados e a União, no dia 13 de janeiro de 2011 - http://renatojogoaberto.blogspot.com.br/search?q=s%C3%B3+os+pol%C3%ADticos+n%C3%A3o+enxergam , batemos na mesma tecla, com este título: "Tragédias anunciadas; só os políticos não enxergam".


Iniciamos esta matéria de 2011, com um texto, que poderia ser usado hoje também, no ínício de 2013: "Olá amigos! Nosso desejo é que pudéssemos estar aqui neste início de 2011, apenas com notícias boas, falando de investimentos em áreas sociais e de obras de infra-estrutura. Mas, infelizmente, iniciamos mais um ano falando de um triste filme que se repete todos os anos: as enchentes e as suas devastadoras conseqüências, como prejuízos materiais e centenas de pessoas mortas em todo o Brasil...".


Pois é amigos, será que neste ano, apesar de já estarmos em pleno verão, nossas autoridades vão tomar alguma medida de urgência para evitar ter que, depois das tragédias, sobrevoar as áreas de encostas, ou de enchentes apenas para chorar, outra vez, a morte de centenas de brasileiros?


Até quando nós teremos que rever este triste filme, cujo final de tragédia e de mortes, todos já conhecem? Por que será que é tão difícil para quem governa cuidar um pouquinho melhor dessas pessoas humildes que vivem de form tão desumana e que todos os anos  perdem o pouco que tem, além de chorarem a morte de seus ente queridos? Acorda Brasil!


Caro leitor, se desejar, deixe aqui a sua opinião sobre estas tragédias que todos os anos se repetem sob os olhares complacentes de nossas autoridades.



Acompanhe Renato Ferreira também pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

e pelo Facebook: www.facebook.com/ornatoferreira

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->