segunda-feira, fevereiro 04, 2013

Com a eleição de Henrique Alves, o PMDB passa a comndar o Congresso Nacional

Nesta segunda-feira, dia 5, o deputado Federal Henrique Alves (PMDB-RN), foi eleito o novo presidente da Câmara dos Deputados. Alves, 64 anos, é deputado há 42 anos e está no seu 11ª mandato consecutivo. O deputado norte riograndense ocupara o cargo no próximo biênio 2013/1014.


Deputado Henrique Eduardo Lyra Alves PMDB/RN
Deputado Henrique Eduardo Lyra Alves PMDB/RN (Gustavo Lima/Agência Câmara)


E, assim como ocorreu na eleição do também peemedebista Renan Calheiros (AL), o novo presidente do Senado, Henrique Alves contou com apoio irrestrito da bancada governista, incluindo o próprio PMDB e o PT, partido da presidente Dilma Roussef e do vice-presidente Michel Temer. Henrique Alves foi eleito com 271 votos, contra 165 de Júlio Delgado (PSB-MG), 47 de Rose de Freitas (PMDB-ES) e 11 votos de Chico Alencar (PSOL-RJ). No toal, 497 dos 513 deputados participaram da votação secreta. Três parlamentares votaram em branco.

Com a eleição de Henrique Alves, o PMDB, o maior partido do país, se consolida também no comando do Poder Legislativo do Brasil. Apesar da vice-presidência das duas Casas ter ficado com o PT, todos sabem que o processo de prioridade de votação em ambas sempre depende muito - ou quase sempre - das diretrizes do Presidente. Portanto, com os presidentes Renan e Henrique Alves, o PMDB, que é o maior partido da base de apoio ao governo Dilma, passa a ter uma força muito maior em relação ao último biênio, quando ocupou a vice-presidência da Câmara e do Senado. Já há quem fala que o governo, a partir de agora, fica ainda mais dependente do PMDB para aprovar seus projetos no Legislativo.


ACUSAÇÕES

E como ocorreu também no Senado na eleição de Renan Calheiros, a eleição na Câmara teve também acusações contra o candidato do PMDB. Conforme a Folha de S.Paulo informou, a empresa de um então assessor do deputado recebeu recursos por meio das emendas parlamentares indicadas pelo próprio Henrique Alves. E na semana passada, Henrique Alves também passou a ser investigado..


Henrique Alves nega irregularidades nos casos. "Agora de repente, no período eleitoral, aparece isso, aparece aquilo. São labaredas que não chamuscam o alicerce de uma vida inteira que construí com trabalho, com coerência e com lealdade", disse o novo presidente da Câmara dos Deputados.


Acompanhe Renato Ferreira também pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

e pelo Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->