Administração democrática de Osasco é destaque na Folha
Desde que tomou na Prefeitura de Osasco, em janeiro de 2013, o prefeito Jorge Lapas (PT) elegeu como de uma suas prioridades a implantação de uma administração democrática, procurando dialogar com todos os segmentos sociais da sociedade civil organizada. E com esse objetivo, além de se reunir com lideranças desses segmentos em seu gabinete e também em entidades, como sindicatos, igrejas ou empresas, o prefeito Lapas transformou também as plenárias do OP (Orçamento Participativo) num fórum de discussão entre o poder público e a sociedade.
E essa prática administrativa, além de estar sendo uma novidade para os moradores de todos bairros da cidade, ela tem despertado também o interesse da grande imprensa. Recentemente, a Folha de S. Paulo, um dos maiores jornais do país e da América do Sul, deu destaque para essa administração democrática implantada pelo prefeito de Osasco. E para mostrar que se trata de uma prática séria do Executivo, Lapas participa de todas as plenárias do OP, onde faz questão de ouvir e discutir com os moradores as suas reivindicações e a aplicação do orçamento municipal.
Veja, a seguir, a íntegra da matéria na Folha:
"Desde o mês de maio, as escolas municipais de Osasco, na Grande São Paulo, têm noites diferentes. É nelas que os moradores passaram a se reunir para apresentar reivindicações dos bairros e levá-las diretamente ao conhecimento do prefeito Jorge Lapas (PT) e dos secretários municipais.
Trata-se das plenárias do OP (Orçamento Participativo). Realizada nas 16 sub-regiões da cidade, elas servem para que os habitantes levem por escrito às questões que consideram prioridades e, também, reclamem pessoalmente ao poder público. Os pedidos serão analisados pelos secretários, que irão verificar o que é possível acrescentar no orçamento de 2014.
“Temos os nossos governantes para decidir, mas quem é dono e quem manda mesmo é o povo”, comenta o metalúrgico aposentado Carlos Alves da Silva, 71, morador do Jardim Marieta, na zona norte. Ele esteve na última segunda (10) na plenária da região 7, que corresponde a Vila Ayrosa e outros seis bairros". http://mural.blogfolha.uol.com.br/2013/06/15/em-osasco-prefeitura-debate-orcamento-com-moradores-nos-bairros/
Nessa mesma plenária, o prefeito Jorge Lapas deu uma importante notícia ao povo osasquense. Ele chegou à plenária vindo direto de uma viagem a Brasília, onde se reuniu com dirigentes da Caixa Econômica Federal e também trouxe novidades, que vão beneficiar toda a cidade. “Fomos negociar a ampliação do programa Minha Casa, Minha Vida, visando atender as pessoas que pagam aluguel. E também estamos negociando, por meio da Lei Rouanet, uma ampla reforma no Teatro Municipal de Osasco”, disse Lapas.
Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanotícia.com
pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira
e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial