Dilma continua despencando nas pesquisas
Em apenas três semanas, a popularidade da presidente Dilma Rousseff (PT), caiu 27 pontos, indo de 57% para 30%, conforme pesquisa do Datafolha, finalizada na noite de sexta-feira, dia 28. É a pior avaliação de um presidente da República desde o confisco da poupança feita pelo ex-presidente Fernando Collor, em 1990.
A causa para uma queda tão acentuada da presidente Dilma é uma somatória de fatos negativos que vêm ocorrendo no país, como a instabilidade da economia brasileira, com queda nas bolsas de valores , dólar e a inflação em alta, além da onda de protestos da população que já ocorre há três semanas de Norte a Sul do Brasil.
Segundo o Datafolha, apenas 30% dos brasileiros consideram a gestão da petista boa ou ótima, contra 57% da pesquisa realizada na primeira semana de junho, antes das manifestações. Em março, outra pesquisa mostrou que esse índice era de 65%, portanto, em apenas três meses a popularidade da presidente Dilma caiu 35 pontos. Em 1990, quando Collor confiscou a poupança dos brasileiros, seu índice de popularidade caiu de 71% para 36% num espaço de três meses.
Sobre o desempenho de Dilma frente aos protestos do povo, há um equilíbrio de opiniões. A maioria julgou regular: 38%. Para 32% dos brasileiros essa postura foi ótima, enquanto que 26% julgaram como ruim ou péssima.
Sobre a avaliação do governo petista, o índice que o considera ruim ou péssimo foi de 9% para 25%, sendo que a nota média da petista caiu de 7,1 para 5,8, em escala de zero a dez. Foram ouvidas 4.717 pessoas em 106 municípios e a margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos.
Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com
pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira
e no Facebook: www.twitter.com/orenatoferreira
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial