quarta-feira, fevereiro 05, 2014

Mensalão: Pizzolato é preso na Itália com passaporte falso

Henrique PizzolatoNesta quarta-feira, 5, a polícia italiana prendeu o ex-diretor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, em Maranello (a 322 km de Roma), ao norte da Itália. Condenado na Ação Penal 470, o mensalão, Pizzolato era considerado foragido da Justiça brasileira desde novembro do ano passado, quando fugiu do país. Sua prisão foi realizada por volta das 11h na Itália (8h horário de Brasília), e o motivo foi que ele portava um passaporte falso, em nome de um irmão seu já falecido.


Ele foi preso por uma equipe de "carabinieri" (polícia italiana), que já o procurava e o localizou no norte do país. Na Itália, Pizzolato estava vivendo desde dezembro, na casa de um sobrinho, em Maranello. Contra ele, já havia um mandado internacional de prisão.


Após leva-lo para a delegacia, em Modena, a polícia italiana informou que Pizzolato fugiu pela Argentina em voo para Madri usando o documento de um irmão morto em um acidente de trânsito. Depois de desembarcar na Espanha, ele seguiu para a Itália.


Esta informação, ainda não é oficial, mas Polícia Federal do Brasil já tinha também informada de que Pizzolato havia fugido do país, com passaporte falso via Buenos Aires.


Condenação
Henrique Pizzolato foi condenado a 12 anos e 7 meses de prisão pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por seu envolvimento no esquema do mensalão.Segundo informações, Pizzolato tem dupla nacionadade: brasileira e italiana. Em consequência disso, mesmo depois de ter sido condenado a prisão em regime fechado no Brasil, o governo brasileiro terá que entrar com um processo de extradição junto ao governo da Itália. Pizzolato foi acusado de desviar R$ 73 milhões do fundo VisaNet, do Banco do Brasil para o esquema do mensalão e, posteriormente, recebeu mais de R$ 300 milhões do esquema de corrupção.


Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br

pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira 

e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->