sábado, maio 03, 2014

PT relança Dilma para afastar divergências internas

dilma-e-lula - relançamento 2
Lula: "Dilma é a única candidata do PT à Presidência da República"
Nesta sexta-feira, 2, o PT aproveitou a abertura de seu 14.º Encontro Nacional para relançar a pré-candidatura da presidente Dilma Rousseff. O encontro, que terminou neste sábado, 3, foi realizado no Anhembi, em São Paulo, onde compareceram 800 delegados do partido e mais 2 mil convidados. Para ratificar o nome de Dilma e afastar as divergências internas na legenda, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, indagou aos presentes se todos concordavam com o projeto de reeleição do partido. Por unanimidade, todos responderam que sim. Agora, o nome da presidente precisa ser oficializado na convenção do partido que deverá ser realizada em junho.


O Encontro foi realizado para tratar de assuntos relativos ao processo eleitoral, como a avaliação dos textos de  "Tática Eleitoral e Política de Alianças" e "Diretrizes do Programa de Governo".  Porém, o evento petista teve também como principal objetivo afastar os rumores sobre uma possível substituição do nome de Dilma pelo do ex-presidente Lula. O assunto começou a se fortalecer e a tornar público, após a declaração de Lula de que gostaria de ser candidato e o discurso de Dilma Rousseff de que  seria "candidata com ou sem o apoio dos governistas". 

Essas declarações, somadas à queda de Dilma nas pesquisas eleitorais, fortaleceram ainda mais à ala petista que defende o movimento ""Volta Lula". Nesta semana, lideranças do PR, partido de apoio ao governo, chegaram a declarar no Congresso que o partido continuaria apoiando o PT, desde que "o candidato fosse o Lula".


Para afastar todos esses rumores que, publicamente, demonstravam um racha entre PT e aliados, o partido resolveu, então, tentar colocar um ponto final  no assunto com o relançamento da pré-candidatura da presidente. E foi o próprio Lula que tratou de erguer a mão de Dilma Rousseff e afirmar que ela é a única candidata do PT à Presidência da República.


"Recebo essa missão honrosa que é ser pré-candidata do PT à Presidência", afirmou Dilma, que aproveitou também para atacar a oposição. "Tem gente achando que é melhor voltar ao passado. São poucos, mas eles tem amigos e falam muito. Nós somos muitos e temos que falar muito mais", disse  a presidente, logo após o discurso do seu padrinho político e principal cabo eleitoral, o ex-presidente Lula.


Durante a sua fala, no entanto, Lula cobrou mais ação de Dilma. Referindo-se ao pronunciamento da presidente, que na quarta-feira, 30, anunciou reajuste do Bolsa Família e correção na tabela do Imposto de Renda, ele disse:  "Acho que os trabalhadores estavam precisando ouvir um discurso daquele e que o PT precisava daquele discurso. Portanto, querida, faça mais", salientou o ex-presidente, dirigindo-se à Dilma Rousseff.


O primeiro lançamento oficial da pré-candidatura de Dilma ocorreu em fevereiro de 2013, durante as comemorações de aniversário do PT. Na época, apresentando Dilma, como fez nesta sexta-feira, Lula disse que a reeleição da presidente seria "uma resposta" às críticas da oposição. Poucos dias antes, o tucano Aécio Neves (PSDB-MG), pré-candidato, havia feito um discurso no Senado apresentando os 13 "fracassos da Administração Dilma". Naquela época,  já começavam a surgir as primeiras conversas sobre o "Volta Lula". 


Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br 
pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira 
e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->