quinta-feira, setembro 11, 2014

Ensino fundamental de Osasco é destaque nacional


Graças aos investimentos da atual Administração de Osasco na educação, o ensino fundamental da cidade é destaque nacional. Conforme o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2013, publicado no dia 5 de setembro, a rede de ensino municipal de Osasco encerrou o ano de 2013 com saldo positivo. Segundo o IDEB, o Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), de Osasco, alcançou a média de 5,2 pontos. Em relação a 2011, data da última avaliação, a elevação no índice foi de 0,2 e de 0,7 em comparação com a média obtida pela rede municipal em 2005.
Esses números do IDEB mostram também o esforço da atual gestão em termos de investimentos na educação e na melhoria da qualidade do ensino oferecido pelo município. “O índice atesta o compromisso da Prefeitura do Município de Osasco em disponibilizar uma estrutura cada vez mais qualificada à todos os estudantes da rede pública municipal”, diz a secretária de Educação, Régia Maria Gouveia. Outro destaque ainda segundo o IDEB, é que o índice alcançado neste ano por Osasco superou a meta projetada para as cidades brasileiras, que era de 4,5 pontos.


O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, formulado pelo Ministério da Educação, é divulgado a cada dois anos. Ele é uma das principais referências para políticas relacionadas à educação básica. O IDEB avalia a qualidade do ensino, além da infraestrutura oferecida em cerca de 190 mil unidades escolares de ensino fundamental e médio do país.


A rede municipal de ensino de Osasco conta com 56 escolas de ensino fundamental (1° ao 5° ano) que atendem 40.750 estudantes. No total, são 134 unidades educacionais, sendo 66.424 alunos matriculados.


Outros investimentos

Visando melhorar sempre a qualidade do ensino, como também ampliar a infraestrutura, a Prefeitura lançou, no ano passado, um pacote de obras que contempla a construção de 21 novas unidades municipais de ensino. São novas unidades que irão ampliar em 5 mil vagas o atendimento em creches na rede municipal de ensino.


E os investimentos não são apenas  no Ensino Fundamental, cujos resultados são mostrados pelo IDEB. Mas, a Prefeitura de Osasco investe também no Ensino Superior. Na semana passada, o prefeito Jorge Lapas esteve em Brasília, onde assinou o termo de autorização de funcionamento da Faculdade de Medicina na cidade.


Como se trata de uma faculdade particular, primeiro a instituição tem que se credenciar e apresentar suas propostas. A conclusão do processo de instalação da Faculdade de Medicina de Osasco deve sair no início de 2015. Dentre os 5.570 municípios do país, Osasco está no grupo das 39 cidades que foram contempladas com o curso de medicina.


Em dezembro do de 2013, a cidade foi selecionada para receber um campus da universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em Quitaúna. O primeiro prédio da Universidade de Osasco terá 20 mil metros quadrados e tem custo de implantação estimado em R$ 60 milhões. Além  da Universidade,  a população de Osasco poderá ainda participar de cursos no Instituto Técnico Federal (IFSP). (Com informações da SECOM - Foto: Pedro Godoy/PMO)


Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->