segunda-feira, novembro 10, 2014

Para 81%, é "fácil" desobedecer às leis no Brasil


Impunidade. Esta pode ser a palavra mais adequada para caracterizar o resultado de uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, na qual 81% dos brasileiros afirma ser "fácil" desobedecer as leis no país. A pesquisa mostra também o gral de  desconfiança da população diante das instituições públicas do Brasil.  Para o mesmo número de entrevistas, sempre que possível, os brasileiros procuram "dar um jeitinho" para burlar as leis. Para especialistas, a impunidade tanto para crimes comuns e, principalmente, para crimes envolvendo a classe política, acaba influenciado nessa desconfiança que a população tem no cumprimento das leis. 


Os dados são da pesquisa que a  Fundação Getúlio Vargas fez para o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Conforme o levantamento,  32% da população confia no Poder Judiciário, enquanto 33% declaram confiança na polícia. Na pesquisar anterior, esses número eram  de 29% e 31% respectivamente.


Ainda segundo o levantamento, essa ruptura entre os cidadãos e as instituições públicas ligadas à Justiça,  leva 57% da população a acreditar que "há poucos motivos para seguir as leis" do Brasil.  "Isso está relacionado à desconfiança que as pessoas têm no cumprimento das leis", diz a pesquisadora da FGV Luciana Ramos.


O Índice de Confiança na Justiça Brasileira (ICJBrasil) está em sua 8ª edição e será apresentado, na íntegra, nesta terça-feira, 11. O índice faz parte do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Na pesquisa, a FGV ouviu 7,1 mil pessoas em oito Estados, de abril de 2013 a março de 2014.


O levantamento revela que os moradores do Distrito Federal foram os que mais disseram acreditar na saída do "jeitinho" brasileiro para resolver problemas com a justiça.  No total, 84% dos brasilienses disseram concordar com o "jeitinho". Na outra ponta, quem menos acredita no desrespeito às regras são os baianos, mesmo assim, a taxa é alta. Na Bahia,  71% dos entrevistar responderam que concordavam com a saída do "jeitinho brasileiro".


Ao fazer um corte por renda, a pesquisa mostra que quanto maior o rendimento da pessoa, mais alta é a sensação de que as leis não são cumpridas. De acordo com com levantamento,  69% dos entrevistados que ganham até um salário mínimo concordaram que o "jeitinho" é a regra. Já para os que ganham mais de oito salários mínimos, esse porcentual cresce para 86% dos pesquisados. (Com informações do UOL)


Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->