quarta-feira, outubro 19, 2005

Dirceu perde de goleada no STF

Apesar de ter começado bem a quarta-feira, com um parecer favorável ao seu pedido de supensão do processo na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, o deputado José Dirceu (PT) terminou o dia desgraçadamente. Por 7 votos a 2, os ministros do Supremo Tribunal Federal decretaram que a Câmara dos Deputados pode, sim, julgá-lo por quebra de decoro parlamentar. Dirceu havia entrado com mandado de segurança, alegando que à época dos fatos que lhe são imputados como crime, ele estava ocupando o cargo de ministro Chefe da Casa Civil do Presidente da República.
Apenas dois ministros: Eros Grau e Sepúlveda Pertence, relator do processo, votaram a favor do deputado petista. Os outros 7 membros da suprema corte, já que Cezar Peluso não participou do julgamento por estar em viagem oficial à Espanha, votaram contra. Para esses ministros, mesmo como ministro, José Dirceu deveria reponder por crime como deputado, até porque recebia os vencimentos de parlamentar e poderia deixar de ser ministro a qualquer momento para votar no Congresso.
Esta foi, portanto, a maior derrota de Dirceu depois do parecer favorável à sua cassação no Conselho de Ética. Com esta derrota no STF e, como até mesmo lideranças petistas não acreditam em sua inocência, fica praticamente impossível que o ex-todo poderoso ministro de Lula consiga ser absolvido no plenário da Câmara.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->