quinta-feira, outubro 27, 2005

Maltratando a Língua Pátria

Todos nós sabemos que no Brasil ainda existe um grande número de analfabetos. Por isso mesmo, a gente não estranha ao ouvir diariamente muitos erros cometidos por pessoas simples, como também erros grotescos em faixas e placas pelas ruas. Recentemente, estávamos numa casa de massas, quando uma atenciosa balconista, disse para a minha esposa: "A gente entregamos também. A senhora pode ligar, viu".
O que a gente não entende são tantos erros em discursos de políticos, pessoas que são eleitas para representar o povo e que, portanto, deveriam se preocupar em estudar um pouco mais para não maltratar tanto a nossa lingua e envergonhar o País.
Outro dia, durante o emocionado discurso do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), que se despedia da presidência do partido e recebia apartes solidários de todos os colegas, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), saiu com essa: "A presença de Vossa Excelência nos envaidece e nos orgulhesse". Coitado, o senador queria dizer: "nos orgulha". Não esqueço de um antigo vereador de Osasco, José Sasso, que sempre se referia à Casa, como: "Câmera Municipal".
Além de concordâncias erradas, temos também colocações totalmente sem nexo, como esta última do deputado José Dirceu, que está prestes a perder o mandato. Na ânsia de se defender no Conselho de Ética, Dirceu afirmou: "Estou a cada dia me conscientizando mais da minha inocência".
Portanto, amigo, se você deseja dar boas gargalhadas basta participar das sessões legislativas das Câmaras Municipais ou ligar a TV nos canais da Assembléia Legislativa, Câmara dos Deputados ou do Senado. Você vai ver como os nossos "dignos representantes" tratam a língua de Camões. Eles conseguem tropeçar mais mais do que jogador de futebol.
Se você conhece alguma pérola de políticos, mande para ser punblicada neste blog.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->