sábado, maio 06, 2006

O "trator" Mercadante passará pela Marta?


Neste domingo, mais de 190 mil militantes do PT vão escolher entre o senador Aloísio Mercadante e a ex-prefeita Marta Suplicy, qual será o candidato do partido ao Palácio dos Bandeirantes. Trata-se de uma guerra entre "irmãos" e por mais que os petistas afirmem que são disciplinados em termos de prévias e que o derrotado apoiará o vencedor, todos sabem que sempre ficam feridas e cicatrizes.
Até agora, com apoio do presidente Lula, Mercadante vem passando como um trator sobre os seus adversários. Só não aparece forte nas pesquisas. Os dois petistas perdem de longe para o tucano José Serra, sendo que Marta aparece com um percentual maior nas intenções de voto. Ela tem cerca de 20% contra 16% de Mercadante.
Logo que teve início o processo eleitoral, três petistas apareciam com chances iguais na corrida à sucessão de Alckmin: Mercadante, Marta e o deputado federal João Paulo Cunha. Mas, bastou aparecer as denúncias contra João Paulo no mensalão para que ele fosse abandonado pela cúpula petista. Não faltaram, inclusive, críticas indiretas do presidente Lula, e diretas de Mercadante. Do plenário do Senado, Mercadante não fazia questão nenhuma em defender o colega, que era o presidente da Câmara. Muito pelo contrário. Ele criticava a Câmara pela demora nas votações.
Esse clima permaneceu inalterado durante todo o processo de cassação de João Paulo Cunha, até que ele foi absolvido. A partir daí, Mercadante iniciou o processo de reaproximação, até porque, havia um acordo de não agressão e de apoio depois das prévias entre Marta e João Paulo.
Porém, recentemente, João Paulo declarou apoio à candidatura de Mercadante. Fato que não chegou a ser surpresa para Marta Suplicy, pois, entre uma ex-prefeita e um senador com apoio de Lula, não seria difícil advinhar qual seria a decisão de João Paulo Cunha, um deputado que precisa recuperar seu prestígio junto à cúpula petista.
Chegou-se a comentar que a ex-prefeita Marta iria renunciar. Mas, ela continuou firme e agora tudo será definido nas prévias. Marta afirma que é melhor do que Mercadante e este diz que o seu nome é o melhor do partido para o Governo de São Paulo. Marta acredita no apoio dos militantes, enquanto Mercadante tem certeza que o apoio das lideranças será deciviso. Será?

1 Comentários:

Às maio 06, 2006 , Anonymous Anônimo disse...

Coitado dos petistas. O maior problema deles é saber quem é o mais antipático: Aloísio Mercadante ou Marta Suplicy?

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->