sexta-feira, junho 23, 2006

Sem outro vice, Lula vai mesmo de José Alencar

Em 2002, o PT acertou no vice de Lula. O mineiro José Alencar, um dos maiores empresários do Brasil, então no PL, serviu como uma luva para os objetivos do PT: ele aproximou o partido ao meio empresarial, além dos recursos financeiros de suas empresas. Até hoje, José Alencar cobra os empréstimos que fizera para a campanha de Lula. Durante a gestão do petista, no entanto, o vice não foi assim um grande companheiro e chegou a criticar por várias vezes a política econômica de Lula e os juros altos, fato que complica a vida dos empresários, principalmente, de empresários sérios e que trabalham pelo desenvolvimento da Nação.
Agora, desde o início da atual campanha, talvez até devido às críticas, José Alencar, hoje no récem criado e inexpressivo PRB, jamais viu o seu nome ventilado para repetir a chapa vencedora de 2002. Muito ao contrário. Lula e o PT tentaram de todas as formas buscar uma aliança formal com o PMDB, oferecendo-lhe a vice presidência. E não foi por falta de nomes que ela não vingou. Foram ventilados os nomes do ex-presidente do STF, Nélson Jobim, do deputado Michel Temer, do senador Renan Calheiros e, pasmem, até de Orestes Quércia, antigo e histórico desafeto dos petistas.
Como não conseguiram a aliança com o PMDB, os petistas tentaram outras vias. Primeiro com o PPS, que acabou se aliando informalmente ao tucano Geraldo Alckmin, e depois com o PSB, que preferiu ficar livre por causa da verticalização.
Então, sem PMDB, sem PPS e sem PSB, como num passe de mágica, os petistas ressucitaram o nome de José Alencar. Agora, Lula e a cúpula petista começam a elogiar José Alencar e afirmam que o atual vice é o candidato natural para ser novamente o companheiro de Lula. O presidente disse hoje, à tarde, que nem precisa consultar Alencar sobre isso, porque "em time que está ganhando não se mexe". "Uai, sô!" diria o mineiro lá do interior: "só agora eles descobriram que o Alencar é o candidato natural?".
Sobre a frase de Lula, o seu principal adversário, Geraldo Alckmin, já alfinetou: "Em 2005, o time de Lula só ganhou do Haiti", referindo-se ao pífio crescimento do PIB brasileiro.

3 Comentários:

Às junho 24, 2006 , Anonymous Anônimo disse...

Agora, Lula já está querendo acomodar José Alencar no PMDB após as eleições. Não deixa de ser uma jogada suja, apenas para ter um peemedebista em seu governo.
Se isso acontecer, será o fim do PMDB, que transformará de vez num grande partido de aluguel de Lula.
Contudo, acredito que, independentemente, de acomodar ou não o seu vice no PMDB, se Lula for reeleito, ele estará irremediavelmente nas mãos da oposição. Será uma gestão pior do que esta, só esperamos que não tenna tanta corrupção.

 
Às junho 24, 2006 , Anonymous Anônimo disse...

O empresário José Alencar deveria ter um pouco mais de amor próprio. Depois de criticar tanto a política econômica de Lula e de ter sido abandonado pelo PT, ele não deveria aceitar novamente ser vice deste presidente, cujo mandato só serviu para envergonhar a nação.

 
Às junho 24, 2006 , Anonymous Anônimo disse...

Depois de ter sido abandonado até pelo PSB, Lula deveria ter coragem e sair com uma chapa puro sangue. Que tal se ele colocasse Antônio Palocci, José Genoíno, Marta Suplicy ou João Paulo Cunha como vice? O PT não acredita no seu taco?

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->