domingo, outubro 08, 2006

Hoje, Lula vai ao debate. Não será tarde demais?

A partir das 20 horas deste domingo, milhões de brasileiros estarão com as suas atenções voltadas para os estúdios da TV Bandeirantes, onde estarão frente a frente o presidente e candidato à reeleição, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o seu adversário Geraldo Alckmin (PSDB), no primeiro debate eleitoral deste segundo turno.
Durante todo o primeiro turno, Geraldo Alckmin (PSDB), Heloisa Helena (PSOL) e Cristovam Buarque (PDT) participaram de todos os debates políticos. Por sua vez, Lula não foi a nenhum. E por isso mesmo foi duramente criticado. Para alguns analistas e até para muitos petistas com quem conversei nos últimos dias, essa ausência em debates, principalmente, no da Globo, foi uma das razões que impediram que a eleição fosse decidida no primeiro turno.
Agora, assustado com o segundo turno e, é claro, vendo o crescimento de Geraldo Alckmin, Lula mudou a estratégia. Vai hoje ao debate da Band e diz ter certeza que os debates serão decisivos para a sua vitória.
Mas, não será tarde demais? A imprensa noticia que Lula está "pintado para a guerra", porém, o povo queria tê-lo visto também nos debates anteriores, esclarecendo, por exemplo, a origem do dinheiro do dossiêgate.
Fala-se também que o presdente Lula vai munido de um arsenal de acusações contra os tucanos e mencionará casos como as privatizações e indagará para onde foi o dinheiro das vendas dessas empresas. Só que o petista corre um risco: se o PT tem tantas acusações contra os tucanos e contra os dois governos de FHC, porque não as mostrou e, mais, porque não as investigou assim que o Lula tomou posse em 2003, como pedia a senadora Heloisa Helena, expulsa do PT?. O governo Lula não teria sido irresponsável por saber de tantas irregularidades e não ter investigado?
Por que será que, além de não ter ido ao debate da Globo, onde poderia ter levantado essas questões contra os tucanos, Lula preferiu atacar seus adversários, afirmando que "não iria para uma arena de grosserias e agressões"?. Veja, a seguir, parte da carta que Lula enviou à Globo para justificar sua ausência: "...Sou um dos políticos que mais participou de debates eleitorais neste país. No entanto, é fato público e notório o grau de virulência e desespero de alguns adversários, que estão deixando em segundo plano o debate de propostas e idéias, para se dedicar, quase exclusivamente, aos ataques gratuitos e agressões pessoais....Não posso, porém, render-me à ação premeditada e articulada de alguns adversários que pretendiam transformar o debate desta noite em uma arena de grosserias e agressões, em um jogo de cartas marcadas...".
E, hoje, será que em tom civilizado contra Alckmin, o presidente Lula vai, por exemplo, explicar por que não sabia das ações de seus "amigos aloprados" e por que ele mesmo não pergunta a eles qual origem dos quase dois milhões de reais do dossiê? Os eleitores brasileiros e, sobretudo, os eleitores de Heloísa Helena e de Cristovam Buarque, certamente, estão ansiosos para constatar a educação de Lula e suas respostas sobre as questões do dossiê, dentre outros escândalos.

2 Comentários:

Às outubro 08, 2006 , Blogger Marco Aurélio disse...

Renato

Acredito que o candidato tucano explore os escândalos de corrupção ocorridos no governo e na campanha petista, principalmente o da suposta compra de um dossiê contra candidatos do PSDB por parte de membros do PT. Deve também explorar o baixo índice de crescimento da economia brasileira, que só perde para o Haiti na América Latina, e provavelmente terá que enfrentar as comparações que Lula deve fazer entre os quatro anos seu mandato e os oito do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. De qualquer jeito acho que os dois deviam ser teletransportados para uma galáxia distante.

Um abraço

Marco Aurélio

 
Às outubro 09, 2006 , Blogger Renato Ferreira disse...

Oi Marco Aurélio

Gostei do teu comentário. Qual seria, na tua opinião, o candidato ideal e que perfil deveria ter esse político para estar hoje disputando a presidência da República, levando-se em conta a conjutura solcial, política e econômica do Brasil e do mundo?

Renato Ferreira

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->