sexta-feira, outubro 06, 2006

De olho em 2008

Durante esta semana, o signatário deste blog teve o privilégio de acompanhar diversas entrevistas coletivas de candidatos eleitos na região Oeste da Grande São Paulo, onde se localizam cidades importantes no cenário político e econômico do Estado, como Osasco, Barueri, Carapicuiba, Itapevi e Santana de Parnaíba, dentre outras. Desta vez, a região votou em peso em seus candidatos e acabou elegendo quatro deputados federais e quatro estaduais. Foram eleitos para a Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha (PT), que disputava a reeleição, Francisco Rossi (PMDB), Silvinho Peccioli (PFL) e Fernando Fuad Chucre (PSDB). Já para a Assembléia Legislativa, a região elegeu Celso Giglio (PSDB), Marcos Martins (PT), Gil Arantes (PFL) e João Caramez (PSDB).
O discurso comum entre os eleitos é a retórica de sempre, ou seja, cumprir o mandato e fazer um trabalho em conjunto pelo desenvolvimento da região, independetemente, de cores partidárias. Porém, esse discurso vai somente até a página dois. Quando o assunto gira em torno de eleições e de posições políticas de cada um, pode-se notar facilmente que o resultado das urnas já delineou o quadro político para as eleições municipais de 2008.
E, sem dúvida, a disputa municipal será acirradíssima em Osasco, o maior colégio eleitoral da região, onde o ex-prefeito Celso Giglio desponta como o principal adversário do prefeito Emidio de Souza (PT). Mas, o tucano e o petista poderão ter como adversário um nome de peso. Depois de 14 anos sem ocupar qualquer cargo público e ser o deputado federal mais bem votado no município, o ex-prefeito Francisco Rossi não descarta a possibilidade de entrar na disputa pela prefeitura da cidade, que já governou por dois mandatos, a exemplo de Celso Giglio.
Nas demais cidades, tudo indica que as eleições de 2008 serão mais tranquilas. Em Carapicuiba, o deputado federal eleito, Fernando Fuad Chucre já declarou que não será candidato e apoiára a decisão do pai e prefeito atual, Fuad Chucre. Em Barueri, o prefeito Rubens Furlan, o maior incentivador e apoiador dos candidatos eleitos Gil Arantes, de Barueri, e Silvinho Peccioli, de Santana de Parnaíba, deverá ser o candidato com a reeleição mais garantida da região.
Por sua vez, ao ser indagado se será candidato à prefeitura de Santana de Parnaíba, Silvinho Peccioli não foi claro e disse que não "faz exercício de futurologia". Isso quer dizer: "serei candidato". E, finalmente, outro deputado estadual reeleito, que também deverá ser candidato em 2008, é João Caramez, que tentará retomar o poder em Itapevi.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->