quinta-feira, janeiro 03, 2008

Governo sem credibilidade

Os governistas passaram como um trator na Câmara dos Deputados e aprovaram, lá, a CPMF como bem entenderam. Aí o Governo pensou que encontraria a mesma moleza no Senado da República.
Elaborou o Orçamento de 2008 contando com os R$ 43 bilhões anuais da CPMF e caiu do cavalo. Contou com o ovo ainda sem a galinha botar, mas esqueceu de combinar isso com a oposição. Primeiro, os governistas, a começar pelo Presidente Lula, ministros e parlamentares fizeram um verdadeiro terrorismo, afirmando que se a oposição não aprovasse a prorrogação da CPMF, o país iria quebrar e que a oposição seria responsável pela falta de dinheiro para a saúde, educação e segurança pública.
Mas era blefe do governo para ver se amedrontava a oposição. Não deu certo e o Governo foi derrotado até mesmo com votos de partidos da base aliada.
Passado o vexame da maior derrota de Lula no Congresso, o Governo então resolveu mostrar a verdade ao povo brasileiro. E a verdade era que a Receita Federal tinha superavit. Afinal de contas, pagamos uma das mais altas cargas tributária do mundo, apesar de termos os piores serviços públicos do planeta.
Depois, de pessimista, o Governo passou a emitir mensagem de otimismo, afirmando que "mesmo sem a CPMF, o povo não iria sofrer". Mentiu novamente. Logo no segundo dia de 2008, o Governo anunciou aumento no IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Engraçado que o aumento foi de 0,038%, o mesmo percentual da CMPF. O anúncio dos aumentos de impostos foi feito pelo ministro do Planejamento Guido Mantega (foto), que chegou a afirmar que a promessa que o Lula fez de não aumentar impostos só valia para 2007. Cinismo puro de Mantega.
Parece até uma afronta à oposição, ou seja, parece que o Governo quiz dizer: "Vocês nos deixaram sem a CPMF, mas, nós temos a caneta e decretamos aumentos em outros impostos".
Mas, a julgar pela reação dos líderes da oposição, parece que esse gesto do Governo Lula esquentou ainda mais o clima de animosidade no Congresso. Tanto Arthur Virgilio, líder do PSDB, como José Agripino Maia, líder do DEM, afirmaram que o Governo vai ser derrotado mais uma vez no Senado. O povo espera e aguarda justamente essa postura da oposição. Depois de tantas mentiras, será que tem alguém ainda que acredita neste Governo?

1 Comentários:

Às janeiro 14, 2008 , Anonymous Anônimo disse...

Esse Mantega, como todos os demais ministros desse governo, é um pau mandado de Lula e do FMI.
Aliás, quantos ministros tem este governo incompetente do sr. Lula da Silva?
Com certeza, nem ele sabe.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->