sexta-feira, janeiro 15, 2010

O mundo se mobiliza para reconstruir o Haiti

Verdade que precisou acontecer uma das maiores tragédias para que mundo voltasse os olhos para o Haiti, um dos países mais pobres do planeta. Convivendo com a miséria há vários anos, o Haiti foi devastado, no último dia 12, por um grande terremoto. A tragédia matou milhares de pessoas. 18 brasileiros perderam a vida.

O país já era uma terra arrasada pela corrupção e pobreza ao extremo. Agora, está praticamente destruído. A boa notícia, no entanto, é que agora o mundo se mobiliza para rescontruir o país. Dezenas de paises de todos os Continentes já enviaram e continuam enviando ajuda financeira e profissionais para ajudar no resgate de vítimas e de corpos. Haitianos desesperados, com fome e sede, tentam de qualquer jeito abandonar o país. O caos está instalado e o clima de insegurança já começa a tomar conta de todos.

Ainda não há um dado preciso sobre o número de mortos. A Organização Pan-americana de Saúde, ligada à ONU, diz que podem ter morrido cerca de 100 mil pessoas. Já a Cruz Vermelha estima o número de mortos entre 45 mil e 50 mil. O governo do Haiti já chegou a estimar em 200 mil o número de mortos.

Cerca de 70.000 corpos já foram enterrados em valas comuns, enquanto centenas de corpos continuma se decompondo ao meio do lixo que também se acumulam nas ruas de Porto Principe, a capital do Haiti.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->