quinta-feira, agosto 26, 2010

Dilma dispara, segundo Datafolha

Conforme a última pesquisa do Datafolha, publicado nesta quinta-feira, dia 26, a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, disparou na liderança e até seria eleita se as eleições fossem hoje. Segundo a pesquisa, Dilma tem agora 49% das intenções de votos, contra 29% do tucano José Serra. Marina Silva, do PV, continua na faixa 8%. O Datafolha mostrou também que num possível segundo turno a vitória seria de Dilma Rousseff, que lidera agora em todas as regiões do país, inclusive, no Sul e no Sudeste.

Tucanos preocupados
E, se por um lado as pesquisas tem deixado eufóricos os petistas, que já falam em vitória no primeiro turno, por outro, é só preocupação do lado tucano. José Serra tem cobrado mais ação de lideranças do partido e o resultado dessa cobrança parece que está surgindo efeito. Ontem, no programa eleitoral, o ex-governador de Minas, Aecio Neves, apareceu pedindo voto para José Serra. O partido resolveu também enviar mais material de campanha para os estados e reforçar as ações das lideraças e militantes tucanos.

Pesquisas influenciam
Uma coisa é certa no Brasil: a forte influência das pesquisas eleitorais. E todos os políticos sabem dessa força das pesquisas, principalmente, os políticos que estão no poder. Além de influenciar o eleitor indeciso, as pesquisas tem também o poder de influenciar o eleitor que ainda pensa que perde o voto ao votar no candidato que não consegue se eleger. Isso é caracteristica de países como o Brasil, onde ainda temos um grande número de eleitores analfabetos e de pessoas que são facilmente inflenciadas pela opinião pública. Segundo uma enquete da Folha on line, 50% dos eleitores brasileiros afirmam que são influenciados pelas pesquisas.

Acompanhe Renato Ferreira também no Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->