terça-feira, fevereiro 07, 2012

Em 2001, Lula incentivou e apoiou greve da PM baiana

Membros do governo Federal, parlamentares petistas e, principalmente, o governador da Bahia, o petista Jaques Wagner, estão criticando os policiais em greve na Bahia. Inclusive, o governador tem chamado os grevistas de "bandidos". Em consequência da greve, Salvador continua vivendo um verdadeiro caos e, desde o primeiro dia da greve, mais de 90 pessoas já foram assassinadas, além de arrastões e saques no comércio.

Mas, nem foi assim a postura dos petistas que, historicamente, sempre apoiaram os movimentos grevistas em todo o país.

Em 2001, por exemplo, quando a mesma PM da Bahia deflagou um movimento grevista, o então líder sindical, Luiz Inácio Lula da Silva, em caravana pelos estados do Sul, fez severas críticas ao então governador da Bahia, Cesar Borges (PFL. "Acho que, no caso da Bahia, o próprio governo articulou os chamados arrastões para criar pânico na sociedade. Veja, o que o governo tentou vender? A impressão que passava era de que, se não houvesse policial na rua, todo o baiano era bandido. Não é verdade. Os arrastões na Bahia me lembraram os que ocorreram no Rio em 92, quando a Benedita (da Silva, petista e atual vice-governadora do Rio) foi para o segundo turno (nas eleições para a prefeitura). Você percebeu que na época terminaram as eleições e, com isso, acabaram os arrastões? Faz nove anos e nunca mais se falou isso", disse Lula.

''A Polícia Militar pode fazer greve. Minha tese é de que todas as categorias de trabalhadores que são consideradas atividades essenciais só podem ser proibidas de fazer greve se tiverem também salário essencial. Se considero a atividade essencial, mas pago salário micho, esse cidadão tem direito a fazer greve. Na Suécia, até o Exército pode fazer greve fora da época de guerra.'' E, enquanto Lula dava suas opiniões no RS, o então deputado Federal, Jaques Wagner, fazia também discuros na Câmara criticando o governador do PFL. Ambos apoiavam e devendiam a greve dos policiais, jogando toda a culpa pelo caos nas costa do governo do Estado.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u22780.shtml

Acompanhe Renato Ferreira também pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

e pelo Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->