sexta-feira, maio 25, 2012

Greve – Direito do trabalhador ou tortura do povo?

Ninguém nega que as greves são um direito constitucional de todas as categorias trabalhistas. Mas, infelizmente, o que temos visto acontecer no Brasil nos últimos anos é que as organizações sindicais têm exacerbado desse direito e provocado profundos transtornos para os demais segmentos da sociedade.
O que tem acontecido ultimamente, sobretudo, em anos eleitorais, é o uso das greves não somente para os seus fins trabalhistas, mas, também para promoverem disputas políticas, pouco se importando com os problemas causados ao conjunto da população. E a prova disso foi o caos na Capital e em diversas cidades da região metropolitana da Grande São Paulo, nesta semana, com as greves no transporte coletivo.

Na quarta-feira, mais de 4 milhões de usuários foram prejudicados com a greve no Metrô, fato que reflete para  toda a sociedade, com a suspensão do rodízio de veículos e com as faltas no trabalho, além de outras consequências. Na quinta-feira, foi a vez da região Oeste, incluindo Osasco e mais 12 cidades, onde mais de um milhão de pessoas foram surpreendidas com a greve de motoristas e cobradores de ônibus.

E, se não bastasse o fato de que na maioria das vezes, essas greves são consideradas ilegais, fica evidente também o seu uso político e partidário. No final da greve de menos de um dia do Metrô, o presidente do sindicato festejou: “Foi uma greve histórica, agora, vamos voltar ao trabalho, para que os nossos irmãos corintianos tenham transporte para irem ao Pacaembu”. Infelizmente, milhões de cidadãos foram privados do seu direito de ir e vir.

Acompanhe Renato Ferreira também pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

e pelo Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->