segunda-feira, outubro 29, 2012

Duas derrotas amargas para o PT, Lula e Dilma

O doce sabor da inquestionável vitória do PT na capital paulista, onde o desconhecido petista Fernando Haddad, candidato do Lula, venceu o velho e experiente tucano Serra, na maior metrópole do pais, só não foi completo para o petismo, porque duas derrotas, uma na região Norte e outra no Nordeste, tiraram esse brilho da vitória em pleno ninho tucano. E ambas podem ser consideradas como derrotas pessoais também para o Lula e para a presidente Dilma Rousseff. Trata-se da vitória do tucano Arthur Vigilio, em Manaus, maior capial da região Norte; e do jovem democrata ACM Neto, em Salvador, a mais rica e famosa capital do Nordeste.

Tucano desafeto

Em Manaus, o ex-senador Arthur Virgílio (PSDB) - à direita, na foto com o senador Aecio Neves - se redimiu da derrota eleitoral em 2010 e saiu vencedor da disputa pela prefeitura da capital amazonense.. Com mais de 66% dos votos válidos, Virgilio derrotou a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), que ficou com 33%. O partido tucano voltará a comandar a administração manauara após 24 anos.


Mas, essa derrota em Manaus não foi apenas da candidata comunista. Arthur Virgilio é um tipo de desafeto eterno do Lula e do PT. Ele foi um dos mais ferrenhos críticos do governo Lula durante a CPI dos Correios, que investigava os envolvidos no mensalão, cujos réus foram agora julgados e condenados pelo STF. Naquela época, por causa de um problema de ameaça envolvendo o seu filho, o nervovo tucano chegou a falar que se acontecesse alguma coisa com o garoto, ele disse que "daria uma surra no Lula".


E nesse clima de ataques mútuos, Lula saiu vitorioso em 2010, quando Virgilio tentou a reeleição ao Senado e foi derrotado. Agora, no entanto, Lula voltou a Manaus criticando severamente seu desafeto e, claro, pedindo votos para Vanessa Grazziotin. A presidente Dilma também esteve em Manaus pedindo votos para a senadora e, ao mesmo tempo, demonizando o inimigo petista.

Mas, quem saiu vitorioso desta vez foi o tucanato. Inclusive, logo depois do comício com a Dilma, o senador tucano de Minas, Aécio Neves, também esteve em Manaus em comício pro Virgilio. O senador mineiro, mais forte candidato tucano à presidência da República, critiou o governo petista, o mensalão e, conclamou os eleitores de Manaus e votarem em Virgiglio, afirmando, que "ninguém é dono dos votos de vocês" e que a capital do estado não era "curral petista".


Baixinho atrevido

Outro desafeto e critico do petismo é o jovem ACM Neto, depuado Federal do DEM-BA, que venceu a eleição para prefeito de Salvador, enfrentando Lula, Dilma e o governador Jaques Wagner. Ou seja, duas máquinas administrativas fortíssimas - Federal e Estadual - foram colocadas em prática pelo PT a favor do candidato do partido, Nelson Pelegrino, que no primeiro turno chegou a superar a liderança de ACM Neto.


Como Manaus, a vitória na cidade de Salvador era vista pelo Lula e pelo PT como uma questão de honra para o partido, até porque toda a Bahia sempre foi dominada pelo carlismo do velho ACM, cuja politica havia sido derrotada em 2006 com a eleição de Wagner para govenador e também de vários prefeitos petistas ou aliados no interior baiano.


Mas, desta vez, o carlismo mostrou que ainda está muito vivo na Bahia e, principalmente, em Salvador. Lá também o candidato Pelegrino contou com apoio total da cúpula petista, passando pela presençade  ministros, do governador, além de comícios e passeatas com o Lula e com a presidente Dilma. Com mais de 53% dos votos válidos, ACM Neto derrotou Nelson Pelegrino, com obteve 46%, e será o novo prefeito da Capital do seu estado. Inclusive, dentre outros partidos, ACM Neto contou com o apoio do PMDB, partido do vice-presidente da República, Michel Temer, e principal aliado do governo Dilma no Congresso.


Acompanhe Renato Ferreira também pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

e pelo Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->