sexta-feira, outubro 12, 2012

Não foi nas urnas, mas, graças à Lei da Ficha Limpa, Osasco já tem prefeito eleito

Bem, como contra fatos não há argumentos, vamos a eles, como também agradecer à Lei de Ficha Limpa, aprovada pelo Congresso Nacional, depois de receber o Projeto de Lei, assinado por mais de um milhão de brasileiros. Pois, foi graças à aplicação desta lei, que Osasco já tem o seu prefeito eleito, mesmo que isso não corresponda à vontade da maioria absoluta de seus eleitores que foram às urnas no último domingo, dia 7.


Assim, depois da votação do recurso de Celso Giglio (PSDB), nesta quinta-feira, o TSE, confirmou a impugnação do tucano, enquadrado na Lei de Ficha Limpa, considerando inválidos os seus 149.579 votos e oficializando Jorge Lapas (PT), que obteve 138.435 votos, como o novo prefeito da cidade. Dizem que ainda cabem recursos, mas, a esta altura, a melhor coisa mesmo que o Giglio deve fazer é acatar a decisão da Corte máxima da Justiça Eleitoral.


E o petista Jorge Lapas não tem nada com isso, afinal, o tucano é que deveria avaliar a sua situação eleitoral, junto aos tribunais e, não se transformar no principal cabo eleitoral do petista. Pois, com qualquer outro candidato tucano, a disputa teria ocorrido nas urnas e, hoje, ou no segundo turno, os osasquenses poderiam comemorar, não uma vitória nos Tribunais, mas, sim na urnas, como aliás aconteceu em todas as cidades da região Oeste.


Urnas decidem
Assim foi em Carapicuiba, onde a maioria absoluta dos eleitores aprovou a administração do petista Sergio Ribeiro e o reelegeu com folga Como também em Barueri, onde os eleitores reprovaram  administração de Rubens Furlan PMDB) e elegeram Gil Arantes (DEM) para o seu terceiro mandato de prefeito. Em outras cidades também foram as urnas que escolheram o novo prefeito, como em Jandira, que elegeu o ex-vereador Gê (PV), não aprovando a administração tucana; em Itapevi, onde a maioria aprovou a administração de Ruth Banholzer (PT), elegendo o seu vice Jaci Tadeu (PV); em Santana de Parnaíba, onde a admintração de Sivinho Peccioli (DEM) foi reprovada pela população, que elegeu  Cezar (PSDB), e em Pirapora do Bom Jesus, onde o eleitorado reprovou a administração do petista Bananinha, elegendo Gregório, do PMDB.


Minoria "vence"
Mas, em Osasco foi diferente. Aqui, o petista Jorge Lapas e o seu vice, o também petista, Walmir Prascidelli, foram eleitos com 138.435 votos, contra 149 mil dados a Celso Giglio. A não ser que alguém consiga me convencer de que 138 mil votos sejam superiores aos 241.810 mil eleitores, que votaram em Giglio (149.579), Osvaldo Verginio (PSD), 38.705; Delbio Teruel (PTB), 36.830; Alexandre Castilho (PSOL), 8.378; e em Reinaldo Mota (PMN), 8.318. Mas, como já dissemos, isso não é problema do Jorge Lapas. O culpado pela eleição em Osasco ter sido decicida pelo TSE, foi Celso Giglio e seus advogados.  Parabéns aos novos prefeitos eleitos. A todos eles, desejamos muita sorte e sucesso.


Lei é Lei
E os osasquenses,que não aprovaram a administração petista e preferiam mudanças, não devem ficar tristes. Afinal, o Brasil está passando por uma limpeza e estamos vendo que o Poder Judiciário, livre de qualquer pressão, está agindo com independência e condenando políticos corruptos. Como estamos vendo no STF, onde a maioria absoluta dos ministros, já condenou praticamente todos os réus pelos crimes de peculato, corrupção ativa e passiva, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.


Então, independentemente de qualquer recurso que possa - o que não acreditamos - mudar o resultado das eleições em Osasco - o povo desta cidade deve, sim, ficar contente, porque as leis estão sendo aplicadas e políticos corruptos que, até ontem, davam as cartas até no governo Federal, agora, podem passar um bom tempo é na cadeia.


E a Lei de Ficha Limpa veio pra ficar. Se ela serviu, agora, para afastar aquele que venceu nas urnas e que não deveria ter concorrido, não será diferente para as próximas eleições, pois, assim, como Giglio que teve suas contas reprovadas pelo Tribunal de Contas e rejeitadas pela Câmara Municipal, outros prefeitos já têm também suas contas reprovadas pelo Tribunal. E devemos lembrar a todos que, assim como os eleitos, a oposição também é constituida pelas urnas. Só esperamos que a oposição seja responsável para fazer leis e fiscalizar, como os eleitos devem ser responsáveis para administrar.


Acompanhe Renato Ferreira também pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

e pelo Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira

7 Comentários:

Às outubro 12, 2012 , Anonymous Rafael disse...

Obrigado por citar a fonte no outro post, Renato! Diante da atual situação, é bem visível que o eleitorado de Osasco, em geral, é ainda xucro. Tem muito o que aprender em termos de cidadania e de senso coletivo. Conferir a um candidato impugnado tal quantidade de votos pode ser atribuído a duas coisas: pouco traquejo eleitoral e a mecanicidade da campanha ostensiva, de rua. Sem outras fontes de informação, e só com o bombardeio de jingles e carros de som, a impressão era a de que só concorriam três candidatos à prefeitura. Candidatos os quais, aliás, não inspiram confiança. Ainda que isso não seja o fim do mundo, é o momento de olhar de frente a situação. Só assim será possível mudar a mentalidade do osasquense. Parabéns pela cobertura! Continue!

 
Às outubro 12, 2012 , Blogger Renato Ferreira disse...

Obrigado, e concordo com você Rafael sobre o que ocorreu em Osasco.

E acho que esta situação embaraçosa que aconteceu no município, poderia ter sido evitada se:

- o próprio Celso Giglio tivesse sido mais prudente e renunciado. Com outro tucano, a eleição teria sido decidida nas urnas. E acho que ninguém, em sã consciência, reclamaria.

- ou se a Justiça Eleitoral fosse mais dinâmica, rápida, e acompanhasse o avanço das urnas eletrônicas, por exemplo. Ora, se temos em todo o país, apenas 83 municípios com mais de 200 mil eleitores possibilitando segundo turno, será que seria difícil para o TSE ter uma lista antecipada de todos os possíveis candidatos, com reais possibilidades de vitórias nessas cidades e, assim, julgar esses processos, proibindo que tais políticos disputem as eleições?

Com certeza que não, né. Então, já que não é prudente esperar pelo bom senso de ninugém, o certo seria termos esta celeridade da Justiça Eleitoral para que somente candidatos com ficha limpa disputassem as eleições.

 
Às outubro 12, 2012 , Blogger Luiz Carlos Junior disse...

Renato parabéns pelo blog. Dentro de todo este impasse que ocorreu nas eleições de nossa cidade o local onde encontrei informações mais detalhadas foi aqui. Não sou adepto de nenhum dos partidos envolvidos, porém sou a favor da boa administração. Espero que as milhares de pessoas que deram seu voto ao Dr. Giglio, que puramente por "EGO" não quis se retirar do pleito, repensem melhor para o futuro, pois quando dizemos que eleição não é brincadeira muitos não levam a sério... A cidade toda estava sabendo que ele estava impugnado desde o início de Setembro e se o povo estava com tanta vontade de uma mudança deveria ter levado a sério a possibilidade de que Giglio não fosse aprovado pelo TSE, votando em um outro candidato e forçando um 2º turno...

 
Às outubro 12, 2012 , Blogger Renato Ferreira disse...

Muito obrigado Luiz Ibrakadabra pelo que disse sobre o blog. Espero que continue acessando e comentando. Farei o possível para justificar os seus elogios.

Concordo com a sua análise sobre o que ocorreu em Osasco. E, como tudo, por pior que seja, sempre tem algo bom, acredito que Osasco vai também tirar lições positivas desse episódio.

Acho, por exemplo, que que isso serve no processo de politização do povo, que vai prestar mais atenção em seus políticos e governantes e, mais ainda, na hora de votar.

Pois, temos que aplaudir o TSE por dar cumprimento à Lei de Ficha Limpa, mas, não podemos fechar os olhos para a atual situação administraiva de Osasco, onde, uma pessoa deve pensar, seriamente, se, ao se internar para uma cirurgia no Hospital Central, ela está iniciando um processo de reabilitação de sua saúde, ou
colocando em risco a sua integridade física, diante, do caos da saúde pública.

Abraço!

 
Às outubro 12, 2012 , Blogger Luiz Carlos Junior disse...

Caro Renato, continuarei acompanhando seu blog e inclusive vou divulgar para vários amigos...
Vi que algumas pessoas estão com uma petição para anular as eleições. Você acha isso possível?? Há tempo hábil para isto??

 
Às outubro 13, 2012 , Blogger Renato Ferreira disse...

Luiz não saberia dizer, agora, pra você se é possível uma nova eleição. Vou procurar saber.

Mas, acho válido essa iniciativa, porque, entendo que o MP poderia, sim, analisar o fato de que os eleitores que votaram no Giglio, foram prejudicados, por erro do Celso ou por falha da própria Justiça Eleitoral.

Então, acho justo que se faça uma avaliação desse dano sofrido por esses 150 mil eleitores.

Até porque, vejo muita diferença no voto anulado pelo próprio eleitor na hora de votar, daquele que i eleitor vai até lá, vota num candidato, até ali, aceito pela Justiça Eleitoral, mas, vê depois esse voto ser anulado pelo TSE.

Esse dano tem que ser reparado e, nada melhor do que o Ministério Público ser provocado a dar o seu parecer.

Eu, inclusive, já assinei essa Petição por uma nova eleição em Osasco.

Acho que não seria interessante para o próprio Jorge Lapas ouvir a todo momento que ele foi eleito pela "minoria" dos eleitores.

 
Às outubro 14, 2012 , Blogger Luiz Carlos Junior disse...

Eu acho válida a população fazer este tipo de manifestação, mas ao mesmo tempo me pergunto se estão fazendo por si próprios ou por manipulação de partidos interessados em uma nova eleição... Pois o "povo" podia muito bem ter tentado fazer algo para que o Dr. Bigode não continuasse a concorrer devido aos fatos e também tinham opção de escolher outros candidatos... Mas fizeram ao contrário... Tenho de concordar que houve um dano as 149.000 pessoas que votaram nele, mas não acho justo o candidato que foi eleito pagar pela incompetência do PSDB em não forçar a saída dele do pleito... Se tem alguém que deve se desculpar com os eleitores é o próprio Dr. Giglio e o PSDB, pois podiam ter evitado todo este transtorno agindo como o PT agiu com a condenação do João Paulo, pois afinal o João poderia continuar a concorrer e estaria na mesma situação do Dr. Giglio...

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->