TSE libera segundo turno em Osasco, mas, Giglio prefere aguardar decisão oficial
Nesta terça-feira, 9, para não atrapalhar a campanha dos candidatos, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), liberou o início da campanha do segundo turno das eleições em Osasco, entre o primeiro colocado nas urnas, Celso Giglio (PSDB), que obteve 149 mil votos, contra Jorge Lapas (PT), que ficou com 138 mil votos. Assim, quem desejar já está liberado para iniciar a campanha.
No entanto, nesta tarde, em reunião com os coordenadores de sua campanha e com a sua vice, Ana Paula Rossi, Celso Giglio decidiu aguardar mais um pouco, até a decisão oficial do TSE, que deverá ser conhecida na próxima quinta-feira. O recurso tucano contra a sua impugnação de Giglio, já foi liberado pela juiza relatora e o próximo passo é ser pautado para votação.
No último domingo, os eleitores puderam votar nos seis candidatos a prefeito, escolhendo os dois que irão disputar o segundo turno. Agora, dependendo do resultado do TSE, o voto será decidido nas urnas, mediante a vontade soberana do eleitor, e não mais no tapetão. No segundo turno, os eleitores terão duas opções: os tucanos Celso Giglio e a vice Ana Paula Rossi, e os petistas Jorge Lapas e seu vice Walmir Prascidelli. E quem vencer será o prefeito eleito para administrar a cidade nos próximos quatro anos.
Após o resultado de domingo, quando houve muita festa dos petistas, agora, os dois lados esperam ansiosos a decisão do TSE. Ontem, de manhã, muitos petistas já falavam em comprar o chopp para comemorarem a derrota de Giglio, enquanto os tucanos comemoraram, à tarde, a decisão do TSE que liberou a realização do segundo turno. O fato é que esse jogo que está 1 a 1 nos tribunais, com o Celso Giglio ganhando na primeira instância e perdendo no TRE, agora será decidido pelo TSE, em Brasília.
Acompanhe Renato Ferreira também no Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira
e pelo Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira
7 Comentários:
Ola Renato
Você menciona que Giglio teve 149 mil e ficou em primeiro lugar.
Tenho lido em jornais sérios, como o estadão, que mostra Giglio em segundo com 119 mil e Lapas em primeiro com 138 mil.
Você poderia nos informar a fonte desse números que você usou em seu artigo?
Obrigada
Andreia
Queridinha ñ importa a fonte que ele usou,e sim que a dirença foi muito pouca, mostra que a população Osasquense quer se livrar de dessa corja Petista.....PT até então só ñ está tão queimado na Presindencia,fora isso por expericia,osasco está pior a cada dia que passa,por tanto Osasquenses se preparem se PT continuar,a tendencia é tudo bem pior....
Andrea Azevedo, a fonte é o site do próprio TRE de São Paulo que divulgou a votação dos candidatos com recurso junto ao TSE.
Acesse: http://www.tre-sp.gov.br/ - e clique no destaque: Votação dos candidatos indeferidos com recurso e cassados com recurso: listagem excel compactada.
Qualquer dúvida, volte a postar, pois, teremos o maior prazer em dar quaisquer informações, independentemente, de cores partidárias.
Renato, não consta Osasco na lista de do TSE das cidades que terão segundo turno. A decisão do recurso do Celso Giglio só será divulgado amanhã à noite. Escrever um artigo com factóide criado por você mesmo não é furo jornalístico, é apenas furada.
No site do TSE tem o numero de votos que todos os candidatos obteve.
Caro Rafael
Com certeza,vc se baseou apenas num a relação do TSE, já vencida, não vem acompanhando todas notícias e, até mesmo, depoimentos de autoridades do TSE, sobre os casos de candidaturas pendentes e com recurso naquele Tribunal.
Tenho experiência de mais de 30 anos de jornalismo. Não me julgo infalível, mas, faço o possível para errar o menos possível.
E escrevi este artigo com base nestas afirmações da presdidente do TSE, ministra Carmem Lúcia:
"O entendimento da presidenta do tribunal, ministra Cármen Lúcia, no entanto, é o de que os candidatos que estão com recurso pendente de decisão têm direito de ir para o segundo turno se tiverem recebido votos suficientes para isso. É o caso, por exemplo, do candidato à prefeitura de Petrópolis (RJ), Rubens Bontempo (PSB), que recebeu 50,3 mil votos. Se seu recurso for aceito, é ele quem deverá ir para o segundo turno com Bernardo Rossi (PMDB), que teve 52,9 mil votos e, não, o candidato Paulo Mustrangi (PT), que ficou com 45 mil votos no primeiro turno.
Casos como o de Osasco (SP) também podem se enquadrar no entendimento da ministra. No município paulista, o candidato Jorge Lapas (PT) foi dado como eleito no primeiro turno, com 138 mil votos. Ele obteve 60% dos votos considerados válidos, uma vez que Celso Giglio (PSDB) estava com a candidatura impugnada e o seu recurso ao TSE ainda não foi votado. No entanto, se a interpretação de Cármen Lúcia sobre o Artigo 16A da Lei Eleitoral se confirmar, deve haver segundo turno no município porque o candidato tucano teve 149 mil votos".
Isto, você pode conferir neste site: http://tudonahora.ne10.uol.com.br/noticia/eleicoes-2012/2012/10/08/210605/presidenta-do-tse-entende-que-candidatos-impugnados-com-recurso-na-justica-ainda-estao-na-disputa-eleitoral - Existem outros também, caso queira.
Portanto, Rafael, agradeço o seu post, que só corrobora com tudo que escrevi e confirma a minha "furada". Esta listado TSE eu também conhecia, como também sabia que a decisão só sairá amanhã, fato que, inclusive, já postei também neste blog.
Abraço e continue postando.
Eu sei que o Celso é safado pois sacaneou o meu filho e a todos os demais amigos dele que compunham a banda musical que abrilhantava os showmícios do Celso. O Celso nada pagou aos meninos mas prometeu gravar o primeiro CD da banda. Após se eleger, nunca quis sequer atender a um telefonema, e ainda mandou um sonoro FO..-SE para todos, através da secretária
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial