sexta-feira, novembro 02, 2012

O tetra campeão de votos, Toniolo, quer ser o presidente da Câmara Municipal de Osasco

Reeleito para o seu sexto mandato de vereador em Osasco, a 5ª economia do estado de São Paulo e a 12ª cidade mais rica do Brasil, Antonio Toniolo não esconde de ninguém a sua felicidade, pois além, de tantas reeleições, Toniolo é também um campeão de votos. Afinal, nestas eleições, quando obteve o recorde de votos - 10.512 votos - Toniolo conquistou o seu quarto mandato como o vereador mais bem votado na cidade.

Com humildade, Toniolo não se considera uma liderança política, porém, orgulha-se de ter construído uma carreira pública mais do que reconhecida pelo eleitorado de Osasco. Já tentou também ser eleito deputado estadual, como em 2008, quando obteve mais de 32 mil votos, além de ter sido ainda cogitado para ser o candidato a vice na chapa petista, tanto com o candidato João Paulo Cunha, que renunciou, como com o prefeito eleito Jorge Lapas, que acabou tendo como vice o petista Walmir Prascidelli.

Agora, depois de 20 anos como vereador e eleito para mais quatro anos, Toniolo almeja também ser eleito pelos seus pares para presidir a Câmara Municipal de Osasco. E, claro, credenciais para tal cargo, com certeza, é o que não faltam ao campeão de votos populares. Indagado a respeito, Toniolo afirma que está preparado para comandar o Legislativo de sua cidade a partir de 2013.

Mas, será que chegou o momento de a Câmara Municipal ter como presidente o vereador que por quatro vezes recebeu o maior número de votos? As articulações já começaram e, em tese, com eles próprios afirmam, todos os 21 vereadores, eleitos e reeleitos, são candidatos à presidência da Casa para o próximo biênio.

Sempre nessa fase de articulações, ouve-se muito falar que os mais votados têm maiores chances, mas, isso não é garantia, até porque, outros vereadores, como Rogério Lins (PHS), Josias da Juco (PSD) e André Sacco (PSDB), também obtiveram mais de 8 mil votos. Outra tese também que é sempre levantada é a de que o candidato preferido do prefeito sempre leva vantagem sobre os demais concorrentes. Apesar de ser forte, esta tese também pode falhar, como há dois anos, quando o candidato eleito não foi o indicado pelo prefeito Emidio de Souza.

Desta vez, a voz corrente na cidade é a de que o candidato do prefeito Emidio poderá ser o vereador Rogério Lins que obteve 10.142 votos. E os fatos acabam reforçando esta tendência. Mesmo ficando sem mandato nos últimos meses de 2012, por ter trocado de partido, Rogério Lins não ficará sem cargo de destaque até a sua posse em 2013. Ao deixar a Câmara, Rogério Lins foi convidado pelo prefeito Emidio e assumiu a Secretaria de Índústria, Comércio e Abastecimento. Para os analistas políticos da cidade, este gesto do prefeito indica que Rogério será o seu candidato à presidência do Legislativo.

Portanto, está aberta a "guerra" de bastidores para a eleição do próximo presidente da Câmara Municipal de Osasco. Enquanto os 21 vereadores chegarão como "pretensos" candidatos, o que se sabe é que, na prática, os nomes mais fortes serão mesmo os dos mais experientes, dentre eles, o de Toniolo, que agora não esconde o desejo de ocupar o cargo, como também o candidado do atual prefeito, Emidio, e do próximo, Jorge Lapas. Diante desses fatos, o que se nota também em Osasco  é que o próprio PT poderá chegar dividido nesta eleição que ocorrerá em janeiro, até porque Rogério Lins não pertence ao partido do prefeito.

A primeira sessão de janeiro, quando a Câmara dará posse ao prefeito eleito, Jorge Lapas, no dia 1º, será presidida pelo campeão de votos Toniolo. Será que ficará só nessa sessão? Se depender de Toniolo, não.


Acompanhe Renato Ferreira também pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

e pelo Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->