segunda-feira, fevereiro 04, 2013

Malafaia prega o Evangelho de "Frente com a Gabi"


Silas Malafaia de Frente com Gabi


Caros amigos e leitores, esta matéria não tem o objetivo de defender, por defender, um ponto de vista ou uma filosofia religiosa e, muito menos, criticar esta aquela religião. Mas, apenas, tem o objetivo de repercutir a entrevista do pastor evangélico Silas Malafaia, entrevistado na noite do último domingo, dia 4, no programa "De Frente com a Gabi", no SBT. Repercutir a entrevista, sobretudo, por se tratar de um lider religioso que não se esconde e fala o que pensa, pela própria competência da entrevistadora, Marília Gabi Gabriela, não menos polêmica, que convidou Malafaia, justamente, pela sua defesas veementes de assuntos polêmicos e pela matéria da Forbes, que o coloca como o terceiro lider religioso evangélico mais rico do Brasil.


Sem dúvida, foi uma entrevista polêmica que já provocou uma avalanche de discussões nas redes sociais da Internet. Sou evangélico e concordo com muitas opiniões e filosofias defendidas por Silas Malafaia. Isto no entanto, não me faz um cego seguidor de tudo que ele fala ou prega e nem tenho procuração para defendê-lo. Portanto, o que postarei aqui, o farei com base também em experiência própria de acordo com minha fé em Cristo e a minha orientação religiosa, com base na Bíblia. Nenhum homem é perfeito e todos são falhos. E como o próprio Malafaia fala em suas pregações, e falou ontem também, ele não se considera um homem perfeito. Mas, como todos os cristãos, luta para não pecar e ser perfeito diante de Deus.


Vi na entrevista que o Silas Malafaia, como é do seu jeito ao expor uma ideia ou a defesa de sua fé, ele pode ter extrapolado em alguns momentos, porém, percebi também que a competente jornalista Gabi perdeu o controle, como nunca vi em outras centenas de suas entrevistas que já assisti. Ela sempre mostrou muito conhecimento dos assuntos que aborda, ao contrário deste domingo, quando, em minha opinião, ela mostrou não ter nenhum conhecimento sobre religiões e teologia e nem base para discutir o assunto com profundidade.


Pra mim, ficou a impressão do que ocorre com a maioria das pessoas que têm esteriótipo de crentes, como sendo um povo ignorante e os colocam todos num mesmo saco, que a jornalista também foi para a entrevista pensando que iria ficar de frente um pastor desprerado, ignorante e que fala ou prega o que não sabe. Mas, como ela própria disse durante a entrevista "o homem é forte", Silas Malafaia é psicólogo, teólogo, presidente de uma grande organização editorial e que defende seus pontos de vista e a sua fé com profundo conhecimento. E mais, como um verdadeiro cristão deve agir, não se envergonha de pregar o Evangelho, fato que aconteceu também durante essa entrevista com a poderosa e culta Marília Gabriela.


Assuntos polêmicos

E, como sempre faz, ao não aliviar a vida de seus entrevistados, Gabi começou o papo com os dois pés no peito de Malafaia, perguntando a ele sobre a matéria da Forbes. E, inteligente como é, Marilia indagou em diversos momentos se o pastor defende a teologia da prosperidade como uma forma de enganar os fiéis, ou seja, se ele pede ofertas e dízimos prometendo que os crentes vão se enriquecer. Em sua resposta, Malafaia disse que não e que seria um mentiroso se pregasse isso. "Temos que diferenciar a verdadeira teologia da prosperidade do besteirol  que andam  falando sobre ela. Eu prego a Bíblia, que fala que quem oferta ou dá o dízimo com fé é abençoado. E eu conheço muitas pessoas fiéis que vivem felizes e prosperam ganhando mil, dois ou três mil reais, enquanto outros infiéis são infelizes, mesmo ganahndo quatro ou cinco vezes mais".


Aqui, concordo plenamente com o pastor Silas Malafaia. Pois, a Bíblia - a Palavra de Deus - não condena quem fica rico, ou quem se enriquece trabalhando. Claro, desde que seja de forma honesta. O entrevistador fez comparação também com artistsa, jogadores de futebol e com jornalistas, cujas áreas têm os seus profissionais tops, que ganham verdaderias fortunas, enquanto que na base a maioria ganha salários baixos e muitos passam até necessidades, sobretudo, quando estão desempregados. Nesse momento, Silas elogiou Gabi e disse que ela é um bom exemplo de profissional competente e bem sucedida. Marília não comentou.


Sobre o enriquicmento ilícito, todos - crentes ou não - devem ser contra, seja pastores, padres, empresários e políticos. No caso de pastores, caso sejam denunciados, com certeza, terão de acertar as contas aqui, mas, muito mais com Deus na eternidade. Acho curioso um fato aconteceu hoje. Muitas pessoas com as quais conversei sobre a entrevista, e que criticam o Malafaia ou até riem de quem dá o dízimo, são miliantes ou membros de partidos políticos, que cobram deles 10, 20 e até 30% do salário, e eles acham a coisa mais normal do mundo. Têm alguns partidos, como o PT faz agora, que defendem que os seus membros ajudem seus líderes condenados por corrupção e formação de quadrilha a pagarem as multas impostas pela Justiça. E esses mesmos que condenam o dízimo, concordam com isso e abaixam a cabeça. Nesse caso, não sei quem é mais fanático: o crente que dá o dízimo - 10% do salário - para ajudar uma organização religiosa, onde ele congrega e se sente bem, ou o militante que dá até mais do que isso para o partido e até para pagar multas de políticos condenados por corrupção.


Durante a entrevista, outros dois temas polêmicos - aborto e homossexualidade - foram também debatidos. Sobre aborto, Malafia disse que é contra, colocou alguns pontos de vista seus, mas, até pela falta de tempo, o assunto que sempre suscitou infindáveis discussões não foi muito debatido.


Sobre homossexualidade, Malafaia criticou a PEC (Proposta de Emenda Constitucional),  que está em trâmite no Congresso e que defende muitos direitos dos homessexuais, mas, também a criminalização de quem não concorda com a prática homossexual, como também o direito de demonstrações de amor homoafetivo, por exemplo, no pátio das igrejas evangélicas. Apesar do nervosismo da entrevistadora, que disse que as posições de Malafaia são "homofóbicas", concordo com o pastor, pois, ele citou a Bíblia, que condena relaçções sexuais entre pessoas do mesmo sexo. "Amamos os homossexuais, mas, condenamos a prática sexual deles. Deus ama o pecador, mas, abomina o pecado", disse Malafaia.


Assista aqui, a entrevista e dê a sua opinião: http://www.youtube.com/watch?v=MlkYEKMCOqw


Acompanhe Renato Ferreira também pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

e pelo Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->