Conforme matéria publicada na Folha de S.Paulo, de hoje, e, segundo a multinacional alemã Siemens, o governo do Estado de São Paulo deu aval à formação de um cartel para licitações de obra do Metrô no Estado. Essas informações estariam em documentos apresentados pela Siemens às autoridades brasileiras que investigam as denúncias sobre o cartel. Segundo a empresa alemã, a negociação com representante do Estado está registrada em “diários” apresentados pela empresa ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
As denúncias contra o governo paulista vieram à tona no mês passado, quando a Siemens delatou ao órgão a existência do cartel - do qual ela própria fazia parte. O esquema, segundo a empresa alemã, era para comprar equipamento ferroviário, além de construção e manutenção de linhas de trens e metrô em São Paulo e no Distrito Federal. Ao aceitar a delação, a empresa assinou um acordo de leniência que pode lhe garantir imunidade caso o cartel seja confirmado e punido.
Ainda segundo a denúncia, a formação do cartel para a linha 5 do metrô de São Paulo, foi realizada no ano de 2000, quando o Estado era governado pelo tucano Mário Covas, que morreu em 2001. E, segundo o Cade, o conluio entre o estado e as empresas, seguiu no governo de Geraldo Alckmin (2001-2006), e ao primeiro ano de José Serra, em 2007.
Ouvido pela Folha, o então Secretário de transportes no governo Covas, entre 1995 e 2001, Cláudio de Senna Frederico, disse que não teve conhecimento da formação de cartel, mas não a existência do esquema. “Não me lembro de ter acontecido uma licitação, de fato, competitiva”, afirmou Frederico.
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