terça-feira, julho 22, 2014

Osasco promove a 4ª Ação de Arrecadação de Resíduos Tecnológicos

Preocupada com a preservação do meio ambiente e, sobretudo, com a saúde do cidadão, a Prefeitura de Osasco, por meio da  Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), lançou na segunda-feira, dia 21 de julho, a 4ª Ação de Arrecadação de Resíduos Tecnológicos. Com apoio do Banco Bradesco, Suzaquim, Cofarja e Osasco Plaza Shopping, essa campanha da Prefeitura, que já está em sua quarta edição, vai até o próximo dia 31 de agosto.

O objetivo da campanha é facilitar o descarte de equipamentos eletroeletrônicos, de telefonia, informática e baterias de celulares, dentre outros,  que poderão ser depositados nas urnas de recolhimento alocadas nos postos de coleta.  E, além dos parques municipais e shoppings da cidade, os postos de coletas são instalados também em instituições como a OAB, CREA, Sindicato dos Comerciários e Sindicato dos Metalúrgicos , entre outras entidades, que  participam da campanha. É importante destacarr que apenas equipamentos de uso doméstico ou pessoal poderão ser descartados nessas urnas.
Segundo os organizadores, os inúmeros componentes empregados na fabricação desses equipamentos exigem um descarte diferenciado, uma vez que vários deles, como o cádmio, o níquel e o chumbo são potencialmente nocivos ao ambiente, aos recursos naturais e, por conseguinte à saúde humana. Estes componentes exigem, portanto, tratamentos diferenciados e não podem, em hipótese alguma, ser descartados em lixo comum.

Os fabricantes de pilhas e baterias, normalmente, recolhem o material produzido ao final de sua vida útil, destinando-os adequadamente, porém,  a maior parte das pilhas consumidas no Brasil ainda é fabricada com materiais não especificados, ocasionando problemas ao meio ambiente.

Os postos de coleta funcionarão em horário de expediente dos estabelecimentos, onde estão instalados.
Mais informações sobre postos de coleta e sobre a campanha poderão ser obtidas pelo e-mail sema@osasco.sp.gov.br ou pelo telefone 3652-9111.


Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->