sexta-feira, dezembro 19, 2014

Gabriel Medina é campeão mundial de surfe


Esta sexta-feira, 19 de dezembro, vai ficar na história do esporte brasileiro. Aos 20 anos, o paulista Gabriel Medina é o novo campeão mundial de surfe. Ele, que saiu de Maresias para o mundo, nem precisou esperar o final da última etapa do circuito para se tornar o primeiro brasileiro a chegar ao topo do principal circuito do esporte.


Depois de se classificar às quartas de final, Medina viu seus principais rivais, Kelly Slater e Mick Fanning, serem derrotados pelo catarinense Alejo Muniz, e  assim, conquistou o título mundial. Com essa conquista histórica, Medina se iguala ao feito de Slater, provando que é mesmo um fenômeno. 


A torcida brasileira ficou tensa, pois, a disputa final no Havaí teve cinco dias de interrupção por falta de condições para o surfe. Mas, hoje, a ondulação esperada pela organização do Pipe Masters entrou e os surfistas voltaram à disputa. Começando de forma avassaladora, Medina não tomou conhecimento do havaiano Dusty Payne e ganhou com facilidade a sexta bateria do dia. Mostrando toda a sua habilidade, com dois belos tubos em Pipeline (saída pela esquerda da onda), Medina saiu na frente com notas 8,83 e 5,83.


O adversário do brasileiro lutava pelo título da Tríplice Coroa Havaiana (soma dos resultados dos principais campeonatos realizados no Havaí). Ele reagiu com um tubo avaliado em 7,17. Porém, depois de administrar bem o tempo, Gabriel Medina entubou Backdoor (direita da onda) e garantiu a vitória na bateria, com mais um 8,83. Esse resultado acabou eliminando o multicampeão Kelly Slater da disputa pelo título. Agora era só esperar por Mick Fanning.


E, quando Fanning entrou na água, Medina acompanhava pela televisão a bateria decisiva. Se o australiano perdesse para Jeremy Flores, o Brasil comemoraria seu primeiro título do World Championship Tour (WCT). Flores saiu na frente, mas uma virada a três minutos do final da nona bateria levou o havaiano de Gold Coast à quarta rodada da competição, adiando a festa brasileira.


O então  campeão do Pipe Masters, Kelly Slaterdo, foi derrotado na última bateria do terceiro round pelo brasileiro Alejo Muniz. Nos últimos segundos da bateria, o catarinense entubou uma onda definida pelo próprio Slater como "a melhor deste inverno", avaliada em 9,50. Por outro lado, uma disputa nacional por uma das vagas diretas às quartas de final já estava definida: Toledo enfrentaria Josh Kerr e Medina na quarta rodada.


Os brasileiros disputaram pau a pau as ondas seguintes, até que Medina conseguiu passar à frente no fim com um belo tubo no Backdoor. Com isso, ele pulou uma etapa rumo ao título.


Sob pressão, Fanning perdeu para Adrian Bucchan numa bateria fraca, com a melhor onda avaliada em 5,13.

Novo ídolo do esporte


Em seguida, no quinto round, Fanning enfrentou Alejo e foi derrotado pelo catarinense. Em seguida, o campeão do mundo entrou na água para comemorar e fazer que mais gosta: surfar. A partir daí, a torcida brasileira fez a festa no Havaí, ao lado do mais novo ídolo do esporte nacional.


Com apenas 20 anos, Gabriel Medina entra para história do esporte brasileiro e coloca seu nome ao lado de outros grandes campeões, que também chegaram ao topo muito jovens, como Ayrton Senna na Fórmula 1, Pelé no futebol, Guga no tênis e César Cielo na natação.


Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->