quarta-feira, fevereiro 18, 2015

Parabéns, Osasco!


Nesta quinta-feira, 19 de fevereiro, a cidade de Osasco, na região Oeste da Grande São Paulo, completa 53 anos de emancipação político-administrativa. Depois de muitas lutas dos emancipadores, nos bastidores e nas ruas, bravos osasquenses conseguiram a vitória e, no dia 19 de de fevereiro de 1962, a cidade ganhou a sua autonomia, deixando de ser um mero bairro da Capital paulista.


Hoje, como a 11ª cidade mais desenvolvida do Brasil e a 5ª do Estado de São Paulo, nem de longe, Osasco lembra aquele bairro de São Paulo, cujo nome foi dado pelo seu fundador, Antonio Agu, em homenagem à sua cidade natal, a Osasco Di Itália. Como também não lembra os seus primeiros anos de cidade independente. Ao longo desses 53 anos, as lutas continuaram e, hoje, todos os seus habitantes se orgulham desta cidade que é um importante polo econômico de toda a região Oeste. 


O seu primeiro prefeito eleito foi Hirant Sanazar, o homem que aceitou o desafio de administrar o novo município que não tinha nem móveis para a Prefeitura. Depois vieram outros prefeitos, como Guaçu Piteri, dois mandatos; José Liberatti; Francisco Rossi, dois mandatos; Humberto Parro; Celso Giglio, dois mandatos, Silas Bortolosso, Emidio de Souza, dois mandatos; e o atual Jorge Lapas, que assumiu a Prefeitura em 2013.
 


Todos eles deram a sua colaboração, juntamente com empresários e toda a sociedade, para transformar Osasco nesta cidade que não para de crescer, sobretudo, verticalmente, pois seus quase 800 mil habitantes se acomodam em apenas 66 quilômetros quadrados, o que torna Osasco num dos espaços públicos de maior densidade demográfica do país. 


Ao longo dos últimos 30 ou 40 anos, Osasco vem passando por um processo de transformação no seu perfil econômico. Como ocorre em todas as regiões metropolitanas, as grandes indústrias, principalmente, aquelas localizadas na região central, deixaram o município em busca de logística mais adequada às suas atividades. Milhares de pessoas trabalharam em indústrias e siderúrgicas osasquenses, como a Cobrasma, Braseixos, Eternit, Santista, Lonaflex, Fósforos Granada, apenas para citar algumas das grandes empresas do município, que hoje estão com as suas sedes em outras regiões do Estado.


Mas, nem por isso Osasco deixou de ser uma cidade industrial. Atualmente, em seu Distrito Industrial, na zona Norte, e também em outros pontos da cidade, Osasco ainda abriga grandes empresas dos mais diversos ramos, como também continua atraindo investidores do Brasil e do exterior.


E, se por um lado, deixou de ser uma cidade essencialmente industrial, Osasco é hoje um dos mais avançados polos de prestação de serviço. Para os espaços, antes ocupados pelas indústrias, para cá vieram grandes redes de hipermercados, como Wal-Mart, Carrefour, Extra, Assaí e também grandes shopping centers, redes comerciais que atendem consumidores de várias regiões de São Paulo e do país. 


E, com a sua nova vocação econômica, Osasco passou também a ser uma atração para os grandes investimentos imobiliários. Além dos empreendimentos residenciais, a cidade tem também uma grande rede de empreendimentos comerciais e hoteleiros, que atende não somente à demanda local, como também são espaços usados para convenções de empresários de toda a região Oeste de São Paulo.


Programação



Para comemorar mais um aniversário de Osasco, a Prefeitura organizou uma série de eventos e também anunciou um pacote de importantes obras públicas, que serão inauguradas nesse período. São obras em áreas da saúde, educação, habitação, infraestrutura e mobilidade urbana dentre outras. Há poucos dias, o prefeito Jorge Lapas inaugurou as obras de reconstrução do Pronto Socorro do Rochdalle. Será inaugurado também o Pronto Socorro do Jardim D´Abril, além de outras obras, como a reforma e regularização fundiária do Conjunto Lindolfo Collor, inauguração da CEMEI Maria Alves Dória, no Munhoz Jr, Avenida Panorâmica, Jardim Bonança, Conjunto Residencial Flor de Liz, UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Conceição e outras.


Na quinta-feira, dia 19, às 8h, o prefeito Jorge Lapas participará da cerimônia de hasteamento das Bandeiras em frente ao Paço Municipal. Estão programadas também atividades na sede da Ordem dos Emancipadores e missa na Catedral Santo Antônio.


Acompanhe Renato Ferreira também no site da TV Notícias: www.tvmaisnoticias.com.br 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->